O que significa expansao fiscal?

O que significa expansão fiscal?

Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos. Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

O que vem a ser uma política fiscal restritiva?

A Política Fiscal Restritiva propõe a diminuição dos gastos públicos como forma de equilibrar o orçamento e aumento de impostos para ampliar a arrecadação. Ao promover o aumento da carga tributária, indiretamente acontece há a redução da moeda em circulação.

Quais são os instrumentos de política fiscal restritiva?

Política Fiscal restritiva As medidas seriam: Diminuição dos gastos públicos; • Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos; • Elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras.

Quais são os tipos de política fiscal?

Existem dois tipos de política fiscal: 1 Contracionista; 2 Expansionista. More

Por que a política fiscal deve seguir a legislação?

No Brasil, a política fiscal deve seguir as regras previstas na legislação e segue um comando previsto na Constituição Federal de 1988. Crédito da imagem: Wilson Dias – Agência Brasil. Desde o ano 2000, a Lei Complementar n. 101 é que estabelece as normas e finanças públicas voltadas para a responsabilidade do governo na gestão fiscal do país.

Como funciona a política fiscal?

A política fiscal, também conhecida como política orçamental, acontece quando o governo tenta obter uma estabilidade econômica manipulando suas receitas e despesas. Para tal, o governo utiliza as arrecadações e os gastos que possui como ferramentas de controle.

Qual a importância da política fiscal no Brasil?

Portanto, fica claro que, para o sucesso econômico de um país, é importante que a política fiscal e monetária caminhem de forma sincronizada. Qual é a importância da política fiscal no Brasil? Esse conceito está diretamente relacionado à administração das receitas e dos gastos e/ou despesas do governo para regular a atividade econômica do país.