Como pequenas empresas podem influenciar clientes pelo TikTok e Instagram

Como pequenas empresas podem influenciar clientes pelo TikTok e Instagram

Ficar de olho nas redes sociais é fundamental para pequenas empresas.

É preciso compreender como torná-las aliadas, para aumentar a relevância com os internautas.

Instagram e TikTok, hoje competem pela preferência de muitos usuários.

Mas como uma pequena empresa pode aproveitar o melhor deles?

Vamos dar uma olhada no TikTok, Instagram e depois em dicas de como influenciar clientes e potenciais clientes.

TikTok

O TikTok tem muito alcance orgânico e as tendências estão aparecendo nele, já que as ferramentas do próprio app, de edição e filtro, facilitam muito a criação de conteúdo. Os vídeos curtos que vieram com o TikTok por exemplo, acabaram dando origem ao reels do Instagram e o shorts no YouTube.

No TikTok, o ambiente é de liberdade e criatividade, graças às ferramentas e à maneira descontraída e autêntica com que os usuários enxergam e utilizam a rede.

O TikTok começou a se popularizar por causa das dancinhas, mas hoje o conteúdo se diversificou, com tutoriais faça você mesmo, esportes, moda e até mesmo finanças.

Embora muitos não vejam o TikTok como ambiente voltado a negócios, ou apenas para jovens, a verdade é que isso está mudando.

Pessoas de diferentes idades estão cada vez mais usando a rede para divulgar seus negócios e encontrar nichos de clientes.

O TikTok democratizou a participação e o alcance dos usuários. Para empresas que podem incluir em seu conteúdo usuários utilizando seus produtos, demonstrando benefícios, utilidades e habilidades, o TikTok é uma ótima rede social.

O Tiktok cria nos usuários uma sensação de pertencimento à comunidade, então é possível usar este impulso, e através de conteúdos com seis clientes, fazer com que seu negócio seja mais um agente agregador na rede.

Instagram

Pequenas empresas já consagraram o Instagram em muitos aspectos.

Na verdade a rede social já é amplamente reconhecida como um ambiente bom para promover negócios.

Mesmo assim, algo que ainda parece confuso para algumas empresas é como utilizar as diferentes possibilidades para postar conteúdo do Instagram.

Entender que tipo de conteúdo é adequado para cada possibilidade do Instagram pode ajudar a aumentar o engajamento.

  • O feed é feito para destaques e conteúdos memoráveis, para posts que vão ser permanentes no seu perfil
  • Os stories servem para mostrar o dia a dia, o surpreendente e o inusitado, conectar clientes e potenciais clientes com o que seu negócio faz e representa
  • Os vídeos do Instagram são destinados a conteúdos mais longos, que podem atrair quem realmente quer algo mais extenso
  • As lives são algo mais voltadas à interatividade, uma oportunidade de expor conteúdo e interagir mais
  • O reels é dedicado a vídeos mais curtos e criativos, onde a imaginação deve ser usada para conquistar novos seguidores

Em qualquer uma das modalidades de postagem, a pequena empresa se sairá melhor no Instagram se transmitir seu propósito, sua essência, e mostrar com veracidade quem é e o que faz.

Utilizando a possibilidade de influenciar

Hoje pelo menos 60% dos consumidores que acessam redes sociais confiam mais na opinião de influenciadores sobre um produto ou serviço do que naquilo que a própria empresa fala sobre eles.

Muitas pequenas empresas estão presas ao passado, e à crença de que apenas grandes empresas, com muito investimento podem alcançar e ampliar seu alcance nas mídias digitais.

Outras pequenas empresas acabam acreditando que contratar um influenciador, muitas vezes estourando seu orçamento é o único caminho.

Nem sempre investimentos de divulgação com influenciadores em redes sociais são a melhor escolha.

O custo pode ser muito alto e o retorno nem sempre é o esperado.

Como surgem os influenciadores

É preciso atentar ao fato que muitos influenciadores(a maioria na verdade), “se fez”, criou uma linguagem própria e autêntica que agrada outras pessoas, e começou a postar constantemente.

Ao menos no início, quase todos os influenciadores, agem como pequenos empresários: fazem de tudo no que diz respeito ao seu negócio.

São eles que roteirizam, filmam, criam, editam, publicam.

Então, porque um pequeno empresário não pode seguir este caminho e procurar influenciar clientes e potenciais clientes?

Você não precisa viralizar, nem ser o próximo hype da internet.

Se conseguir atrair mais clientes através das redes sociais, isso já será um feito e tanto.

Se você prestar atenção no que acha interessante nos conteúdos de criadores que você segue, observar o que fazem de diferente, e como você pode replicar ideias e aplicar nos posts de seu negócio, pode surgir um ótimo caminho para sua pequena empresa nas redes sociais.

Tentar, errar, acertar, influenciar

As redes sociais são um ótimo lugar para tentar, errar, acertar, até que uma ideia ou tipo de conteúdo funcione e você possa continuar seguindo uma linha que influencia pessoas e gera novos contatos e negócios.

Quando você iniciar a criação de vídeos curtos para TikTok ou Instagram, preste atenção nestes detalhes:

  • Invista em vídeos que divertem, ensinam ou inspiram. Os internautas curtem se divertir, se inspirar e aprender com conteúdos originais e únicos, não necessariamente perfeitamente editados ou produzidos.
  • Crie vídeos mesmo que curtos, com começo, meio e fim. Você em geral precisará ter esta estrutura.
  • Procure cativar os internautas nos primeiros três segundos. Tem conteúdo demais sendo produzido e compartilhado. Você tem 3 segundos para impactar e se diferenciar na multidão.

Veja também Apresente seu negócio com vídeos bacanas filmados com smartphones

Tanto TikTok como Instagram oferecem a possibilidade de incluir link de site na bio, justamente porque é no site que seu cliente vai conhecer mais e melhor, sua empresa, produtos e serviços, e de fato confiar em você, depois de curtir sua rede social.