Qual e o terceiro estado da Revolucao Francesa?

Qual é o terceiro estado da Revolução Francesa?

Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado.

O que o terceiro Estado reivindicava na Revolução Francesa?

Terceiro Estado – Reivindicava o fim dos privilégios dados aos outros Estados e reivindicava a igualdade civil. Os Reis Franceses tinham poder fundamentado na teoria do “Direito Divino” – Autoridades sem Limites. O Rei governava com o apoio da Nobreza, da Igreja e dos Militares.

Quais são os três estados da Revolução Francesa?

A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados:

  • Primeiro Estado – era o clero francês e estava dividido em alto e baixo.
  • Segundo Estado – era a nobreza em geral.
  • Terceiro Estado – era constituído de todos aqueles que não pertenciam nem ao Primeiro nem ao Segundo Estado.

Qual o nome do Terceiro Estado?

* 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

O que é o Terceiro Estado de autoria de Emmanuel Joseph Sieyes?

Neste texto o autor fala de que o terceiro estado é uma nação completa e que não necessita dos outros dois estamentos: o clero e a nobreza. O texto é um panfleto escrito como resposta de Sieyès ao convite de Jacques Necker aos escritores sobre a organização dos Estados Gerais.

Quantas e quais são as fases da revolução francesa?

Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório. A Revolução Francesa encerrou-se por meio do golpe organizado por Napoleão Bonaparte e conhecido como Golpe do 18 de Brumário.

Quando acontecia a Revolução Francesa?

Em 1789, acontecia na França a revolução que marcaria o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea. A Revolução Francesa causou a queda de uma monarquia, o enfraquecimento da Igreja e o fim da aristocracia.

Quem sugere o ano de 1789 como o início da Revolução Francesa?

Os historiadores sugerem o ano de 1789 como o início da Revolução Francesa.

Qual a função do Terceiro Estado?

A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais. A distribuição de propriedades na época estava dividida em 40% para a nobreza e 40% para o clero. Ao Terceiro Estado, apesar de ser a maioria da população, cabia apenas 20% das propriedades.

Quando foi proclamada a Primeira República Francesa?

A Primeira República Francesa foi proclamada em setembro de 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte. As ameaças externas moldaram o curso da revolução.