Doorway pages prejudicam muito seu ranking no Google

Doorway pages prejudicam muito seu ranking no Google

Quando o SEO algo era relativamente novo e poucos entendiam o assunto, muitos sites usavam “táticas especiais”, como doorway pages para manipular os rankings.

Na verdade, muitas empresas ainda hoje decidem por criar páginas que são apenas iscas, com praticamente o mesmo texto e imagens, apenas trocando as palavras chave.

Ou pior ainda, criam páginas que só servem para atrair o internauta e a seguir redirecioná-lo a uma oferta forçada de venda.

Hoje o Google desenvolveu um algoritmo sofisticado, que combate este tipo de técnica, que na verdade é pura trapaça.

Vale a pena saber mais sobre as doorway pages, porque você pode ser penalizado no ranking do Google se utilizá-las.

O que é uma doorway page?

É  uma página criada com o único propósito de classificar bem uma palavra-chave ou frase específica nas páginas de resultados do Google(SERPs).

Elas não oferecem muito valor com seu conteúdo para o internauta.

São usadas apenas como uma “porta” para um conteúdo chave do site.

Em alguns  casos, essas páginas usam o redirecionamento para outra página, que não tinha nada a ver com a busca original.

O Google passou a combater com sucesso esse tipo de tática nos últimos anos, o que tornou de vez as doorway pages uma técnica de SEO black hat(trapaça para tentar aparecer melhor nas buscas do Google).

Alguns exemplos de doorway pages?

O tipo clássico de uma doorway pages é uma página simples contendo muito texto geralmente redundante, e sem muito valor.

A trapaça acontece forçando uma palavra-chave ou termo específico. Por exemplo “harmonização facial”.

Então o internauta busca pelo termo no Google, encontra um resultado na lista, e quando clica, é redirecionado para outra página que contém outro conteúdo.

Muitas vezes isso é feito, forçando uma venda de produto ou serviço relacionado ao assunto.

Outro exemplo envolve várias páginas da web, cada uma com apenas pequenas variações do mesmo conteúdo, utilizadas para induzir o acesso a uma determinada página.

Por exemplo, alguém que cria três páginas tentando promover cursos com o conteúdo praticamente igual, apenas trocando algumas palavras.

Uma falando sobre estudar inglês online, outra espanhol, e ainda outra, como estudar francês, sendo que todas ao final induzem o cliente a acessar uma página que vende cursos online de diversos idiomas.

O ponto é que em ambos exemplos o conteúdo fica em segundo plano, o que há na verdade é uma espécie de armadilha, para atrair o internauta e dirigi-lo a algo que pouco ou nada tem a ver com a busca.

Algo que não agrega conhecimento ou valor.

O algoritmo do Google valoriza conteúdo de verdade e pune trapaças

Lembre-se, o Google é realmente inteligente.

Se você criar páginas simplesmente para ter uma classificação mais alta nas SERPs, cedo ou tarde isso será percebido.

É o que tem acontecido através dos anos, com trapaças que geraram ganhos momentaneamente, passando a incorrer em quedas no ranking de buscas.

As páginas e posts devem ajudar a melhorar a vida ou o trabalho do internauta de alguma forma, devem entreter, ou ensinar de verdade, caso contrário, provavelmente não serão bem indexadas no Google.

Se suas páginas e posts oferecem pouco valor para o usuário e são simplesmente para fins de SEO, você pode estar criando doorway pages e seu site pode ser penalizado por isso nas SERPs.

Não importa se você está criando doorway pages sem querer, o Google as penalizará de qualquer maneira, como se você estivesse fazendo um spam no mecanismo de busca.

Como as doorway pages afetam seu ranking no Google?

Os algoritmos do Google são cada vez mais sofisticados e se perceberem a mesma palavra-chave sendo excessivamente usada, isso afetará o ranking do conteúdo de negativamente.

Não apenas suas páginas terão uma classificação mais baixa nas SERPs, mas o Google não enviará tanto tráfego para seu site como um todo.

Não crie páginas para forçar acessos por palavras-chave ou link building .

Ao invés disso, crie conteúdo útil e valioso para seus visitantes.

Dicas para evitar penalidades por usar doorway pages

A boa notícia é que existem várias coisas que você pode fazer para melhorar seu SEO sem recorrer à trapaças.

Não force o mesmo assunto

Não crie várias páginas sobre o mesmo assunto. Em vez disso, reúna tudo e crie um conteúdo maior e útil que agregue valor real para o internauta.

Evite duplicar conteúdo

É melhor tentar evitar conteúdo duplicado o máximo possível. O Google não gosta quando muitas de suas páginas contêm as mesmas informações e utilizam as mesmas palavras-chave.

Tente garantir criar conteúdo novo e exclusivo ou posts e páginas extensos em vez de várias páginas muito semelhantes.

Não publique posts ou páginas à toa

Você só deve adicionar um novo conteúdo ao seu site se ele for único e oferecer valor real aos seus visitantes. Não faça publicações apenas por fazer ou para trabalhar uma palavra-chave específica tentando forçar rankeamento.

Escolha as palavras-chave mais relevantes

Certifique-se de que suas palavras-chave estejam relacionadas realmente ao conteúdo da página. Não tente ampliar o leque de palavras porque teoricamente isso poderia trazer mais tráfego. Isso não é útil para o internauta e pode afetar seu ranking de forma negativa.

Crie posts e páginas de alta qualidade

O Google valoriza páginas e posts, onde fica claro que um expert está falando sobre um assunto que conhece, com autoridade e de forma verdadeira. Portanto, vale mais a pena escrever sobre algo real e útil, do que tentar criar táticas mirabolantes cada vez mais falíveis.

Concluindo

A criação de doorway pages(algo inconveniente, segundo o próprio Google) deve ser evitada, e é preciso se ter muita atenção quando se cria páginas que teoricamente poderiam trazer um melhor SEO para seu site.

Justamente, para que estas páginas não acabem incorrendo em erros que as levem a se tornar doorway pages.

A ideia de criar páginas com o único propósito de classificar bem uma palavra-chave ou termo, é cada vez mais desaconselhável.

Ao publicar conteúdo que não oferece nenhum valor real para o visitante, você está subestimando a inteligência cada vez mais refinada do Google.

Os algoritmos do Google tornam-se cada vez mais sofisticados e podem reconhecer rapidamente técnicas apelativas e mal intencionadas.

Tome cuidado para não criar conteúdo que tente manipular algoritmos.

Em vez disso, construa seu SEO de forma legítima, produzindo conteúdo rico e útil.