Índice
Tem um papel importante no ciclo da água?
A água de uma chuva que não se infiltrou levará poucos dias para percorrer muitos e muitos quilômetros. A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração).
Como a água vai parar na atmosfera?
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera.
Como é o movimento da água no solo?
As pontes de hidrogênio determinam as duas forças básicas responsáveis pela retenção e movimento da água no solo: a atração entre moléculas de água (coesão) e atração das moléculas de água pelas superfícies sólidas (adesão).
Como funcionam os moinhos de água?
Nos moinhos de água, as lâminas ficam presas em torno de uma roda e esta fica presa a um eixo. O eixo giratório fornece energia para o mecanismo que faz o trabalho — uma bomba de água ou um moedor de grãos, por exemplo. O eixo também pode fornecer energia para uma máquina chamada gerador, que produz energia elétrica.
Qual é a importância do ciclo da água na natureza?
O ciclo da água é essencial à vida na Terra pois permite a sua renovação, assim como a renovação da biodiversidade. São os três reservatórios naturais – oceanos, continentes e atmosfera – que ao manterem entre si a circulação permanente da água permitem que esta mude de lugar e de estado físico vezes sem conta.
Porque a presença de plantas é fundamental para o ciclo da água?
A presença da vegetação contribui com dois processos, diminuindo: O impacto das gotas da chuva diretamente no solo, dificultando a formação de corredeiras que roubam os nutrientes do solo. A velocidade com a qual a água chega ao solo pelo fenômeno de chuva interna (leia o artigo sobre o ciclo da água local e global).
Que maneira a água das nuvens volta à superfície da Terra?
A água retorna à superfície da Terra por meio da precipitação, que é a liberação da água das nuvens na forma de chuva, granizo ou neve, a depender de fatores, como a temperatura do local. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação.