Índice
- 1 Quem controlava o comércio de especiarias?
- 2 Quem controlava o comércio marítimo?
- 3 Quais eram os povos que controlavam o comércio de especiarias no século XIV?
- 4 Quais eram os comerciantes que monopolizavam o comércio marítimo na época?
- 5 Porque os portugueses chegaram na Índia?
- 6 Quais eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?
Quem controlava o comércio de especiarias?
Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos. Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu.
Quem controlava o comércio marítimo?
Portugal se destacou antes dos demais países por já ter um porto, na cidade de Lisboa, que ligava o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o norte europeu. Isto fortaleceu economicamente a burguesia mercantil portuguesa que pôde financiar o projeto expansionista.
Qual era o interesse dos portugueses na busca de novas rotas comerciais?
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. Essas navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos entre 1415 e 1543.
Quem controlava o comércio de especiarias no século XIV?
Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos. Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu….
Quais eram os povos que controlavam o comércio de especiarias no século XIV?
Para alcançar as desejadas especiarias, precisavam se submeter ao monopólio comercial exercido pelos árabes, que na época controlavam o Mar Mediterrâneo, ou realizar imensas caravanas que, no caso dos mercadores italianos, alcançavam as regiões do Beirute e do Líbano.
Quais eram os comerciantes que monopolizavam o comércio marítimo na época?
Por isso, comerciantes de Veneza e Gênova, que monopolizavam o comércio marítimo, buscaram alternativas para chegar às Índias. Isto vinha de encontro ao projeto de expansão marítima de Portugal e do Reino de Castela. Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas….
Quem era o povo que dominava o comércio marítimo?
Fenícios, povos dedicados ao comércio marítimo. Os fenícios localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras.
Qual era o objetivo dos portugueses nas novas terras?
O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500. O momento foi resultado das grandes expedições marítimas que estavam sendo feitas pela Espanha e Portugal no Oceano Atlântico com o intuito de encontrar terras repletas de recursos naturais e metais preciosos….
Porque os portugueses chegaram na Índia?
Vasco da Gama, que estava no comando da nau capitânia com mais duas caravelas e uma tripulação de 200 homens, estabeleceu direção oeste para o caminho às Índias, Sua esquadra dobraria o Cabo da Boa Esperança no fim do mês de março para atingir as Índias em maio de 1498….
Quais eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?
Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.