Quando foi criada a Projecao de Robinson?

Quando foi criada a Projeção de Robinson?

em 1961
A Projeção de Robinson foi proposta em 1961 pelo geógrafo e cartógrafo Arthur H. Robinson. Ela corresponde a uma projeção afilática e pseudocilíndrica apesar de não possuir nenhuma superfície de projeção, suas características assemelham-se à projeção cilíndrica. Nessa projeção, há alteração das formas e das áreas.

Qual foi a Projeção de Robinson?

A Projeção Cartográfica de Robinson é uma projeção cilíndrica afilática elaborada pelo cartógrafo e geógrafo norte-americano Arthur Robinson (1915-2004) na década de 1960. É classificada como cilíndrica, pois a sua elaboração ocorre como se envolvesse o globo terrestre em torno de um cilindro.

Para que é destinado a Projeção de Robinson?

A Projeção de Robinson é uma projeção não conforme e não equivalente desenvolvida por Arthur H. Robinson em 1963. É baseada em coordenadas e não em formulação matemática, tendo sido concebida para minimizar as distorções angulares e de área.

Por que a Projeção de Robinson é uma projeção Afilática?

A projeção cilíndrica afilática de Robinson apresenta os meridianos em elipse e os para- lelos retos. Uma das mais usadas atualmen- te, tem a vantagem de ser um meio-termo entre a de Mercator e a de Peters, já que não preserva nem a forma nem a área correta dos continentes.

Quem foi o criador do modelo de projeção cartográfica Mercator?

Para muitas pessoas, hoje, esta projeção inventada pelo cartógrafo flamengo Gerardus Mercator em 1569 é o verdadeiro mapa-múndi. A principal razão pela qual a projeção de Mercator tornou-se tão popular foi sua utilidade na navegação; em seu mapa, linhas retas representam trajetos constantes orientados por uma bússola.

Qual a ideologia que está por trás da projeção de Mercator é a de Peters?

A projeção de Mercator é um marco na história da cartografia por ser uma das primeiras a mostrar o planeta inteiro. Assim, no século XVI, com as Grandes Navegações, foi criada a visão eurocêntrica do mundo, materializada na cartografia: o norte, onde se localiza a Europa, aparece acima do sul nos mapas.

Para que serve a projeção de Albers?

A projeção de Albers é uma projeção cônica equivalente com dois paralelos padrões, também chamada de projeção cônica equivalente de Albers. A projeção de Albers é usada também nos EUA pelo United States Geological Survey e o United States Census Bureau, e no Brasil pelo IBGE.

Qual a importância da projeção de Mercator?

A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. O principal mérito da projeção de Mercator foi a sua capacidade de representar uma loxodrômia cartograficamente como uma reta.

Qual é a finalidade das projeções cartográficas?

Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.).