Quando chove parte da agua infiltra no solo para onde vai essa agua o que ela forma?

Quando chove parte da água infiltra no solo para onde vai essa água o que ela forma?

A terceira parcela da água das chuvas, nas regiões continentais, refere-se àquela que ficará retida pela vegetação, portanto, de imediato, ela não infiltrará nem escoará sobre a superfície do solo. Porém, com o passar do tempo, uma parte dessa água irá evaporar e retornará para a atmosfera na forma de vapor d’água.

O que acontece com a água da chuva que cai no solo?

A água que cai da chuva infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos….

Como é chamada a água da chuva que se infiltra no solo?

Precipitação: consiste no vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre (chuva). Infiltração: consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo. Transpiração: é a forma como a água existente nos organismos passa para a atmosfera.

O que acontece com o solo quando chove muito?

Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo. Por exemplo, 1 metro cúbico (1m³) de areia encharcada pode conter até 400 litros de água. O ar também ocupa os poros existentes entre os grãos de terra.

O que acontece com a água da chuva que cai sobre uma floresta?

Esse vapor-d’água gera chuva sobre a floresta. Em um primeiro momento, a vegetação e o solo absorvem a água. Em um segundo, ocorre o fenômeno conhecido como evapotranspiração: parte da chuva evapora dos solos e as plantas transpiram. Essa interação gera um ciclo perene muito eficiente de reaproveitamento da água.

Qual o fluxo de água da superfície que se infiltra no solo?

Uma parte da precipitação, depois de molhar a folhagem e o solo, escorre sobre a superfície do terreno em direção aos cursos de água. Outra parte se infiltra no solo. Grande parte da água que penetra no solo retorna eventualmente à superfície ou se infiltra até alcançar o lençol de água subterrânea.