Qual o tipo de rochas vulcanicas?

Qual o tipo de rochas vulcânicas?

Rocha vulcânica ou vulcanito é a designação dada em petrologia e geologia às rochas ígneas de origem vulcânica. É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma superficial, é extrusiva. Basalto, andesito, dacito, riolito, traquito e fonolito são exemplos de rochas vulcânicas.

Como as atividades vulcânicas estão relacionadas aos tipos de rochas?

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas.

Qual a diferença entre as rochas intrusivas e Extrusivas?

Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação. Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).

Qual rocha e plutônica?

As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, em geral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.

Qual a principal diferença entre rochas magmáticas intrusivas e Extrusivas de um exemplo de cada?

Rochas félsicas O granito (fig. 1) é um dos exemplos de rochas ígneas intrusivas mais comuns e abundantes, e o riolito é a rocha equivalente extrusiva.

Quais são as rochas intrusivas?

As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc….

O que significa rocha vulcânica?

Rocha resultante da consolidação do magma à superfície ou muito próximo da superfície litosférica. As rochas vulcânicas têm geralmente textura microlítica ou vítrea, como são exemplo o riólito, o traquito, o andesito, o basalto, a obsidiana, o retinito e a pedra-pomes.