Qual o efeito do aumento da energia cinetica no explosivo que provoca a reacao em cadeia?

Qual o efeito do aumento da energia cinética no explosivo que provoca a reação em cadeia?

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ”Reação em Cadeia”.

O que acontece com o corpo em uma explosão?

As lesões por explosão englobam tanto o trauma físico como o psicológico. O trauma físico compreende as fraturas, o comprometimento respiratório, as lesões de tecidos moles e de órgãos internos, a perda de sangue interna e externa com choque, queimaduras e deficit sensorial, especialmente de audição e visão.

Quais os meios da propagação da explosão?

Se a explosão acontece no ar, na água ou em algum sólido há transferência de energia do gás resultante do explosivo para o meio circundante (o meio circundante sofre trabalho e absorve calor), produzindo ondas de choque que transportam parte da energia liberada na explosão….

O que pode causar explosivos?

Em geral, os locais que apresentam risco de explosão são chamados de áreas classificadas. São ambientes que possuem uma atmosfera explosiva, ou seja, possuem substâncias no ar (como gases e poeiras) que, ao entrarem em contato com uma fonte de ignição, geram explosão.

Qual combustível é mais explosivo?

gasolina
Já a gasolina é um combustível com menor poder de explosão e bem mais inflamável, se compararmos com o etanol. A gasolina tem uma energia potencial maior que diversos explosivos conhecidos. Aliás, os explosivos costumam ter energia de combustão menor que os compostos utilizados como combustíveis….

Qual é a velocidade de uma explosão?

Velocidade: a explosão é uma reação química rápida que inicia em um ponto da massa do explosivo, e se propaga por essa massa produzindo luz, calor e gases. Supondo cilíndrica a forma do explosivo, é medida ao longo da altura do cilindro, e pode variar de 1500 a 7500 m/s.

Quais são as fases de uma explosão?

Eventos de alta energia nos quais um líquido ou sólido é rapidamente convertido em gás podem ocorrer em 3 etapas: Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)

O que acontece quando explode uma bomba?

Ao explodir, uma bomba do tipo libera um “flash” de raios gama e nêutrons, o que já é problemático por si só. A situação piora porque, em decorrência da fissão de elementos como o urânio e o plutônio, há a criação de subprodutos e partículas altamente radioativas….

Como calcular a energia de uma explosão?

A superfície de uma esfera é A = 4πr ^ 2. Isto é relevante porque quando ocorre uma explosão, a energia da dita explosão irradia para fora como uma esfera. A intensidade da referida explosão a uma distância de r é I = P / 4πr ^ 2, onde I = Joules de energia.

Como um dispositivo elétrico causaria uma explosão?

A explosão de um celular acontece quando há superaquecimento da bateria. Como o periférico é projetado para aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode causar uma explosão, ou pegar fogo….

O que são explosivos como ocorre uma explosão?

Explosivos são substâncias que, através de reação química muito rápida (na maioria das vezes com violência), liberam grande quantidade de calor e gases, gerando pressões elevadíssimas e de grande poder destruidor.

Quais são os tipos de explosivos?

Os explosivos são classificados de acordo com uma variedade de características, sendo que o sistema mais comum para classificá-los os divide em: Explosivos de alto impacto (altos explosivos) e explosivos de baixo impacto (baixos explosivos).