Qual o deserto que mais chove?

Qual o deserto que mais chove?

deserto do Atacama
Muita gente as vezes fica assustada com notícias de chuvas intensas no Deserto do Atacama que decidimos fazer um post sobre o assunto. Afinal, chove ou não no Deserto mais árido do mundo?

Qual o deserto que menos chove?

O deserto do Atacama é o mais seco dentre todos os desertos do planeta. A precipitação média da região é de apenas 1 mm/ano e em alguns lugares específicos do deserto não há registros de chuva desde 1570. Imagina só: um lugar que não chove há mais de 400 anos!

Quando chove no deserto do Saara?

As precipitações, muito raras mas não desconhecidas, acontecem ocasionalmente nas zonas de beira-mar ao norte e ao sul, e o deserto recebe aproximadamente 25 mm de chuva em um ano. As chuvas acontecem muito raramente, geralmente torrenciais após os longos períodos secos, que podem durar anos.

O que aconteceria se chovesse no deserto?

Nas regiões secas, onde há pouco vapor de água na atmosfera, haveria no máximo uns chuviscos. Mesmo assim, os estragos das enchentes e deslizamentos seriam enormes, porque não haveria tempo para a terra absorver a chuvarada repentina….

Pode chover em um deserto?

Os desertos são regiões do nosso planeta onde não costuma chover muito. Para você ter uma ideia, a média de pluviosidade (chuva) do deserto é de 250 mm anuais, enquanto na Amazônia, por exemplo, chove uma quantidade próxima dos 2500 mm por ano. São os chamados desertos frios.

Por que não chove no deserto do Atacama?

Com cerca de 1 000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo. É o deserto não polar mais seco do mundo, pois chove raramente na região, em consequência de as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.

Quanto tempo ficou sem chover no deserto?

Não por acaso, ele é considerado pelos astrônomos como um dos melhores lugares da Terra para observar os corpos celestes, pois raramente se formam nuvens nessa localidade. O recorde de estiagem do deserto do Atacama é de 1400 dias consecutivos sem chuva, segundo registros oficiais de companhias meteorológicas do Chile.