Qual grupo social apoiou o rei no processo de centralizacao politica europeia contra senhores feudais e a Igreja Catolica?

Qual grupo social apoiou o rei no processo de centralização política europeia contra senhores feudais e a Igreja Católica?

Concomitantemente, a burguesia também apoiou a figura do rei absolutista ao perceber os problemas que o poder local e a falta de unidades fiscais e monetárias causavam aos seus negócios. Por isso, a burguesia via com bons olhos a ascensão de uma autoridade capaz de estabelecer tais padrões.

Que grupo social ajudou os reis a fortalecerem seu poder na Europa?

Ela se manteve ligada ao rei e usufruindo da sua política. Além dos reis, ganharam importância nesse processo os burgueses, que se tornaram o grupo social de maior poder político e, sobretudo, econômico.

O que é o fortalecimento do poder dos reis?

A burguesia passa a apoiar o rei por meio de doações e empréstimos. Nobreza se aproxima do rei, visando manter privilégios. Os camponeses passam a ver o rei como protetor. O rei protegeu o comércio e concedeu aos burgueses cargos públicos.

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política?

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança? RESPOSTA: A burguesia comercial se aliou aos reis porque pretendia driblar os tributos e as variadas moedas cunhadas em cada feudo, o que prejudicava seus negócios.

Por que a união do rei e da burguesia foi vantajosa?

Por que a união do rei e da burguesia foi vantajosa? R: o rei conseguiu recursos para montar o exército e consolidar o seu poder com apoio financeiro da burguesia. Após a consolidação do poder real,o rei estabeleceu uma única moeda e único imposto favorecendo a burguesia nas transações comerciais.

Porque a realeza tinha interesse em beneficiar a burguesia?

2- A burguesia tinha interesse na unificação territorial sob o poder da realeza porque haveria unificação da moeda e dos impostos, o que facilitaria o comércio. 3- – A realeza tinha interesse em beneficiar a burguesia porque precisava do apoio financeiro para fortalecer seu poder e o Estado Nacional.

Quais os fatores que levaram ao fortalecimento do poder do rei?

O fortalecimento da posição do rei aconteceu à medida que as relações feudais e de vassalagem enfraqueciam-se. Nesse processo, os reis combateram e puniram os senhores que desobedeciam as suas ordens ou que não cumpriam suas obrigações enquanto vassalos.

Quais grupos apoiaram o rei na monarquia nacional?

Em outros termos, o rei deveria ter autoridade e legitimidade suficientes para criar leis, formar exércitos e decretar impostos. Com esses três mecanismos de ação, as monarquias foram se estabelecendo por meio de ações conjuntas que tinham o apoio tanto da burguesia comerciante, quanto da nobreza feudal.

https://www.youtube.com/watch?v=3upP3B-By_E

Qual grupo social apoiou o rei no processo de centralizacao politica europeia contra senhores feudais e a Igreja Catolica?

Qual grupo social apoiou o rei no processo de centralizacao politica europeia contra senhores feudais e a Igreja Catolica?

Qual grupo social apoiou o rei no processo de centralização política europeia contra senhores feudais e a Igreja Católica?

Concomitantemente, a burguesia também apoiou a figura do rei absolutista ao perceber os problemas que o poder local e a falta de unidades fiscais e monetárias causavam aos seus negócios. Por isso, a burguesia via com bons olhos a ascensão de uma autoridade capaz de estabelecer tais padrões.

Como era o Estado absolutista?

É um Estado que centraliza todo o poder político e econômico nas mãos de apenas uma pessoa, geralmente um monarca ou ditador. A essência desse tipo de governo é que a pessoa que possui o poder absoluto e ilimitado, não está sujeita a contestações ou regulamentações de qualquer outro órgão ou instituição….

Em qual Estado o monarca concentrava os poderes?

Uma das principais características do absolutismo era a concentração total do poder na monarquia. Os monarcas do Estado Absolutista tinham plenos poderes para tomar decisões e emitir ordens de acordo com sua conveniência, sem precisar dar satisfação a nenhum órgão da soberania, muito menos, para a sociedade….

Qual é a relação do Estado absoluto comandado pelo rei nobreza com a burguesia?

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Assim, a concentração do poder nas mãos do rei era uma demanda da burguesia em ascensão e também da nobreza.

Qual foi o grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política?

Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio.

Que grupos sociais apoiavam o poder total dos reis?

Para que pudessem reafirmar seu poderio, muitos reis contaram com o expresso apoio da burguesia local, que tinha uma série de interesses por de trás da ascensão do regime absolutista.

Como funcionava o Estado absolutista?

O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa. Tratava-se de um sistema de governo que estava nitidamente ligado à formação dos Estados Nacionais (nações).

O que foi o Estado moderno Absolutista?

Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Nesse tipo de governo, o rei está totalmente identificado com o Estado ou seja, não há diferença entre a pessoa real e o Estado que governa….

Quais os poderes de um rei absolutista?

Com o absolutismo, o rei concentrava todos os poderes, criando leis sem aprovação da sociedade, além de impostos e demais tributos de acordo com a situação ou um novo projeto ou guerra que surgisse. Além disso, o monarca interferia em assuntos religiosos, em alguns casos controlando o clero de seu país.

Quais poderes eram concentrados nas mãos dos Reis?

Tratava-se de um sistema de governo que estava nitidamente ligado à formação dos Estados Nacionais (nações). Foi a centralização política das monarquias. Assim, o rei detinha o poder absoluto e todos deviam obediência e respeito ao monarca. Abaixo dele estavam seus representantes e os súditos.

Qual foi o ideólogo do Estado absolutista?

Um dos principais defensores do absolutismo foi o inglês Thomas Hobbes (1588-1679). Hobbes defendeu, em sua obra “Leviatã”, inicialmente, os seres humanos viviam no estado de natureza, onde havia a “guerra de todos contra todos”….

Como foi chamado o regime administrativo onde o rei governava sem dar satisfação de seus atos a ninguém?

Os Estados absolutistas existiram na Europa, entre os séculos XV e XIX. A principal característica era a alta concentração do poder nas mãos de uma única pessoa, o rei. A decisão tomada pelo rei não podia ser modificada ou anulada por ninguém. Isto é regime político autoritário e centralizado, ou vice-versa….