Qual e o oposto de meritocracia?

Qual é o oposto de meritocracia?

Ou seja: a alternativa à meritocracia é algum tipo de arbítrio.

Por que a meritocracia é boa?

O primeiro ponto: a meritocracia é correta pois valoriza quem se esforça mais e valoriza o mérito e as conquistas de cada um. O segundo ponto: a meritocracia é errada pois como existem diferença de oportunidade, o mérito não pode ser valorizado por 2 situação diferentes. Não dizer que o mérito por esforço é errado.

Qual o conceito de meritocracia?

Meritocracia é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade.

Como o sistema de meritocracia pode ser aproveitado?

O sistema de meritocracia pode ser bem aproveitado, principalmente quando as condições e bases de quem participa do processo são praticamente as mesmas. Um bom uso da meritocracia é no ambiente corporativo, como critério para promoção e bonificação, mas também para incentivar a produtividade dos colaboradores.

Por que a meritocracia é polêmica?

Em termos gerais, a meritocracia é um tema polêmico, haja vista as críticas que recebe. Isso acontece porque, apesar desse princípio ser uma representação reconhecida de justiça nas sociedades ocidentais modernas, alguns estudiosos defendem que, para alcançar determinadas coisas, as pessoas não dependem apenas de esforço individual.

Por que a meritocracia não é justa?

Portanto, a meritocracia é um importante motivador no trabalho. Ao criar uma competitividade, as empresas podem tirar proveito do sistema meritocrático para oferecer oportunidades como promoção, bonificações, prêmios por produtividade, entre outros. Relembrando um dos mitos: a meritocracia nem sempre é justa.