Qual e a lei que protege os manguezais?

Qual é a lei que protege os manguezais?

A Lei Federal nº 12.651/2012 – Código Florestal Brasileiro vigente (BRASIL, 2012a) – em seu artigo 4º, inciso VI, apresenta como Áreas de Preservação Permanente (APPs) as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de manguezais, em que se entende que há a proteção da vegetação associada, mas sem a proteção …

Quais as intervenções humanas que mais afetam o manguezal?

Entre as atividades humanas que mais frequentemente afetam os manguezais, Erminda Couto destaca: Extrativismo vegetal e animal – caracterizado pelo desmatamento seletivo para retirada de madeira, coleta de frutos, caça e pesca….

O que pode ser feito para preservar os manguezais?

Entre as ações que podem ser realizadas nos manguezais estão a pesca esportiva e de subsistência, o cultivo de ostras e de plantas ornamentais, bem como o desenvolvimento do turismo local e promoção da região. É importante ressaltar que essas atividades não degradam o ecossistema….

O que aconteceria se os manguezais fossem destruídos?

Manguezal e o carbono azul Quando os níveis de água abaixam, ou quando o mangue é destruído, este sedimento oxida, e o dióxido de carbono é libertado de novo para a atmosfera….

Como são definidos restingas e manguezais pela legislação ambiental?

Nesse sentido, as restingas são classificadas pelo Código Florestal como Áreas de Preservação Permanente (APPs) quando forem fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues. Os manguezais também são APPs, em toda a sua extensão (art. 4º, VI e VII, da Lei n. 12.651/2012)….

Qual a importância dos manguezais e restingas?

O manguezal é uma área muito importante porque é uma área que além de servir de abrigo para vários animais, também serve como alimento para várias espécies. E as restingas, que também entraram na dança, são protetoras de dunas, e de determinadas espécies da fauna e da flora também….

Quais são os principais problemas do mangue?

O manguezal é sempre considerado um dos ecossistemas que estão entre os mais ameaçados. Problemas como a poluição, exploração ilegal dos recursos naturais, ocupação desordenada, aquecimento global, corroboram para aumentar os problemas ambientais….

Quais as consequências da poluição dos mangues?

Sathia e Sekar (2012) relatam que a degradação dos mangues aumenta a mortandade de peixes, reduz a purificação da água e eleva a salinidade dos solos costeiros. Essas alterações em florestas de mangues causam instabilidades da biodiversidade, do meio físico e por consequência do microclima (Galvani e de Lima, 2011).

Que ações podem ajudar na preservação dos caranguejos?

Visando proteger esses crustáceos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instituiu o Defeso, que é o período de proteção à reprodução das espécies. O Defeso foi instituído devido à vulnerabilidade dos caranguejos durante o seu período de reprodução….

O que pode ser feito para preservar os organismos dos ecossistemas aquáticos?

Evitar a poluição de rios, lagos, mares e oceanos é a principal maneira de preservar esse importante ecossistema e valorizar a vida de diversas espécies de animais e vegetais….

Qual a importância da preservação dos manguezais?

Protege de processo natural de erosão: o mangue atenua o processo de erosão costeiro, protegendo todo litoral. A pressão e energia do mar que atingiriam a costa são dissipadas no mangue. “O manguezal protege as costas das ações de ressacas, de tsunamis….

O que é Viviparidade e qual sua vantagem no ambiente de manguezal?

As plantas do manguezal apresentam uma outra importante característica fundamental na sua sobrevivência: a viviparidade. Ao contrário da maioria das espécies vegetais, onde a semente germina no solo, as sementes do mangue germinam ainda presas à planta mãe, formando uma estrutura chamadas propágulos….