Índice
Qual a relação entre as formigas e seus fungos?
A relação formiga-fungo é mutualista, ou seja, ambos se beneficiam, mas ainda são pouco conhecidas as complexas interações existentes no ninho. O pesquisador da Unesp conta que a cultura desses fungos cresce lentamente em laboratório….
Como as formigas cultivam o fungo?
O fungo cresce em câmaras no interior do formigueiro na forma de micélio, uma estrutura filamentosa que lembra o algodão. As formigas alimentam seu parceiro fúngico com as plantas que cortam e se apropriam de pequenas vesículas cheias de nutrientes que o fungo forma em seus filamentos….
Por que as formigas cortam as folhas das plantas?
Elas cortam material vegetal, que usam como substrato para o desenvolvimento, no formigueiro, do fungo Leucoagaricus gongylophorus. Ou seja, não comem os pedaços de folha que levam para o ninho, mas os deixam lá para serem degradados pelo fungo, este sim o principal alimento da rainha e único das larvas.
O que as formigas comem fungos?
Grande parte das formigas são onívoras, isto é, nutrem-se com vegetais, animais ou restos de alimentos humanos. As carnívoras comem animais mortos e secreções de insetos vivos. Já as herbívoras se alimentam principalmente de seiva, néctar ou fungos….
Qual é a relação ecológica da formiga?
O mutualismo entre as espécies ocorre da seguinte forma: as plantas atraem as formigas com o seu néctar. As formigas utilizam o néctar como alimento e, em troca, protegem as plantas de outros invasores….
Como se locomove a formiga?
As formigas se locomovem em espécie de ‘fila indiana’, caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado….
O que é bom para acabar com as formigas nas plantas?
Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda….
Quais flores As formigas não gostam?
Embora as formigas cortadeiras cortem inúmeras espécies de vegetais, algumas plantas podem ser imunes ao seu ataque, como é o caso do jatobá (Hymenaea coubaril), da embaúba (Cecropia spp.), da aroeira (Astronium graveolens), da bicuíba (Virola spp.) e de muitas outras essências florestais.