Índice
Qual a diferença entre zona saturada e não saturada de água subterrânea?
Durante a infiltração, uma parcela da água sob a ação da força de adesão ou de capilaridade fica retida nas regiões mais próximas da superfície do solo, constituindo a zona não saturada. Outra parcela, sob a ação da gravidade, atinge as zonas mais profundas do subsolo, constituindo a zona saturada (figura 2.1).
Quais são os tipos de águas subterrâneas?
As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água.
Onde são encontradas as águas subterrâneas?
As águas subterrâneas referem-se a toda e qualquer quantidade de água presente abaixo da superfície terrestre. Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima.
Qual a diferença entre aquífero e lençol freático?
Não confunda Lençol Freático com Aquífero! A água de um aquífero é mais purificada por ser filtrada pela sua conseqüência de ser profunda. Já um lençol freático, constitui um limite inferior, se encontra mais na superfície, assim é diretamente afetado pela vegetação do local que se encontra.
Qual é a diferença entre águas superficiais e águas subterrâneas?
Águas superficiais: como o próprio nome diz, são aquelas que se acumulam na superfície. Águas subterrâneas: são aquelas que ocorrem naturalmente ou artificialmente no subsolo (Resolução Conama nº 396/2008). Esse tipo de água está presente no subsolo do planeta, principalmente, em espaços vazios entre rochas….
Quais são os tipos de águas continentais?
As águas que correm ou se acumulam na superfície da Terra, representada pelos rios (fluviais), lagos (lacustres) e geleiras (glaciares), recebem a denominação de águas continentais.
Qual o estado da água subterrânea?
No subsolo, a água se encontra em duas camadas. A primeira camada recebe o nome de zona não-saturada, nela se encontra oxigênio e água entre as rochas e solos. A segunda recebe o nome de zona saturada. Nesse caso, as lacunas dispostas entre os elementos rochosos se encontram repletas de água.