Qual a diferenca entre rochas com textura Faneritica e textura afanitica?

Qual a diferença entre rochas com textura Fanerítica e textura afanítica?

Fanerítica: constituída integralmente de material cristalino identificável com a vista desarmada. Subfanerítica: constituída apenas parcialmente por material cristalino identificável com a vista desarmada. Afanítica: não contém material cristalino identificável com a vista desarmada.

O que é a textura de uma rocha?

A textura de uma rocha refere-se ao tamanho, forma, disposição, contatos e arranjo ou organização de seus componentes minerais e, se existirem, vítreos. Exemplos de texturas: rudítica, granoblástica, porfirítica, fanerítica, microcristalina, perlítica,..

O que uma textura Porfirítica pode indicar sobre a história de uma rocha ígnea?

Uma textura porfirítica é gerada quando o magma se resfria lentamente sob a superfície, permitindo a formação e o crescimento de alguns cristais minerais. Por exemplo, se uma rocha ígnea máfica apresenta grandes cristais (fenocristais) imersos em uma matriz afanítica, ela é caracterizada como um basalto porfirítico.

Como são formadas as texturas Faneríticas e Afaníticas em quais rochas ocorrem esses tipos de textura?

Afanítica (a = não + phanero = visível) — textura das rochas onde a maioria dos minerais ocorre em microcristais ou em cristais tão pequenos que são dificilmente discerníveis pelo olho nu. Fanerítica (phaner = visível) — texturas típicas das rochas ígneas intrusivas que cristalizaram lentamente abaixo da superfície.

Como as rochas metamórficas são classificadas quanto a sua textura?

As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore). As texturas das rochas metamórficas podem ser categorizadas em foliadas e não foliadas.

Qual a principal diferença entre texturas ígneas metamórficas e sedimentares?

Tem mais depois da publicidade 😉 A diferença das rochas ígneas em relação às demais – metamórficas e sedimentares – além de sua origem, está na sua textura, que é influenciada diretamente pelo processo de resfriamento do magma.

O que é a textura Faneritica?

fanerítica. Textura de uma rocha em que os componentes minerais apresentam granulação suficientemente grossa para serem reconhecidos macroscópicamente. O uso do termo fanerítica é aplicável, fundamentalmente, a rochas ígneas de granulação média-fina a grossa, como granitos e gabros plutônicos ou hipabissais.

O que é uma textura Lepidoblástica?

lepidoblástica. Textura metamórfica definida por minerais lamelares como as micas e as cloritas dispondo-se paralela ou sub-paralelamente. Os micaxistos são rochas com textura geralmente lepidoblástica.

O que são rochas intermediárias?

rocha intermediária. Rocha ígnea saturada, geoquimicamente intermediária entre rocha ácida e rocha básica, com teores de sílica (SiO2) entre 52% e 60%. São exemplos mais comuns o diorito, plutônico, e seu equivalente extrusivo, o andesito.

O que são rochas metamórficas exemplifique?

Rochas metamórficas são rochas que resultam da transformação da rocha original, o protólito. Alguns exemplos de rochas metamórficas são o gnaisse, a ardósia,o mármore, o xisto, e o quartzito.