Índice
Qual a definição de bacia hidrográfica para a hidrologia e qual a importância do cálculo da sua área?
Bacia Hidrográfica é, portanto, uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.
Como se define vazão máxima na hidrologia e para que seus dados podem ser usados?
Vazões máximas são grandezas hidrológicas aplicadas a projetos de obras hidráulicas e vazões mínimas são utilizadas para a avaliação das disponibilidades hídricas em bacias hidrográficas e comportamento do escoamento subterrâneo….
Qual é a importância do estudo da precipitação?
O estudo das precipitações é, então, uma ferramenta de fundamental importância na agricultura, pois conhecendo-se a probabilidade de ocorrência de certos eventos, como por exemplo: de um veranico (curtos períodos secos dentro da estação chuvosa de uma região); de alguns dias consecutivos chuvosos; da ocorrência de …
Qual a importância da hidrologia na agronomia?
Já a Hidrologia Aplicada (ou o uso da Engenharia na Hidrologia) tem como focos: o abastecimento d´água, controle das enchentes, a irrigação, conservação do solo, geração de energia hidrelétrica e uso recreativo da água. ……
Qual significado de Exutório?
Significado de Exutório substantivo masculino [Medicina] Ulceração artificial, produzida e conservada para manter supuração permanente.
Onde surgiu o conceito de Hidrologia e qual era a sua limitação na época?
Os filósofos gregos são considerados os primeiros a estudar a hidrologia como ciência. Por exemplo, Anaxágoras, que viveu entre 500 e 428 a. C, tinha conhecimento de que as chuvas eram importantes na manutenção do equilíbrio hídrico na Terra.
O que é o coeficiente de runoff?
O coeficiente de escoamento superficial ou coeficiente de deflúvio, ou ainda, coeficiente de “runoff ”, é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado.
Como funciona um Pluviograma?
Ou seja, a pluviograma é uma medida usada pela meteorologia para determinar a quantidade de chuva de um local. Para maior precisão no registro das alturas de chuvas, utiliza-se um aparelho denominado pluviógrafo, que registra em um gráfico as alturas de precipitações em função do tempo.