Índice
Quais são as consequências das mudanças climáticas?
As mudanças climáticas pelas quais o planeta vem passando, por causa das ações antrópicas, podem gerar diversos impactos, que deverão ser mais graves em países com menor capacidade para se adaptar às mudanças que ocorrerão. São consequências: Aumento da frequência de fenômenos climáticos extremos, como secas e chuvas;
Como as mudanças climáticas podem causar secas extremas?
As mudanças climáticas podem causar alterações no regime de chuvas, podendo causar secas extremas em diversos locais.
Como ocorreram as mudanças climáticas na história da Terra?
As mudanças climáticas sempre ocorreram durante toda a história da Terra. Elas podem ocorrer de forma natural, em virtude, por exemplo, de grandes períodos de atividade vulcânica, mudanças na inclinação do eixo Terra, entre outros.
Consequências das Mudanças Climáticas Grande parte do calor também é absorvido pelos oceanos provocando a acidificação do mesmo e ameaçando gravemente a biodiversidade marinha. Outro efeito conhecido é a elevação do nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, afetando cidades litorâneas e ilhas.
Será que mudanças climáticas poderão levar a problemas de abastecimento?
Mudanças climáticas poderão levar a problemas de abastecimento. Vale salientar ainda que, segundo o IPCC, mesmo que as emissões de gases do efeito estufa diminuam, a Terra continuará sofrendo com os danos residuais e terá que aprender a lidar com o aumento gradual da temperatura.
Quais são as mudanças climáticas no planeta?
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro. Mudanças climáticas, como o próprio termo indica, referem-se a mudanças no clima que estão ocorrendo em todo o planeta e que apresentam efeitos que já podem ser vistos em várias de suas partes.
Por que as mudanças climáticas afetarão a biodiversidade?
Diversos animais e plantas, tanto espécies terrestres como aquáticas, serão diretamente afetados pelas mudanças climáticas, que causarão mudanças em seu habitat. Isso gerará a extinção de uma grande quantidade de espécies, diminuindo-se, assim, a biodiversidade.