Porque Ponte Pênsil?

Responsável por unir a cidade de Kobe à principal ilha japonesa de Honshu com a ilha Awaji do outro lado do Mar Interior, a ponte foi construída para cruzar um perigoso canal que antes ficava amontoado de balsas e foi local de trágicos naufrágios em dias de tempestade.

Quando e como surgiram as pontes?

As primeiras pontes surgiram de forma natural, pela queda de troncos das árvores sobre os rios, criando a possibilidade de passagens à outra margem. Há indícios da construção das pontes em arco desde 4000 a.C. na Mesopotâmia e Egito e, mais tarde, na Pérsia e na Grécia (cerca de 500 a.C.).

Quem construiu a Ponte Pênsil de São Vicente?

O marco histórico começou a ser construído pelos engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave em 1910. A proposta visava melhorar as condições sanitárias de São Vicente, um suporte para a instalação de tubulações que conduziam o esgoto sobre o Mar Pequeno.

Quando foi construída a Ponte Pênsil em São Vicente?

maio de 1914
Ponte Pênsil – São Vicente -SP/Inauguração

O que representa a Ponte Pênsil em São Vicente?

A Ponte Pênsil de São Vicente é uma ponte pênsil que liga a ilha ao continente, situada no município paulista de São Vicente. Originalmente concebida em 1910 como uma maneira de transportar o esgoto da cidade de Santos e São Vicente, a construção começou em 1911 e a ponte foi inaugurada em maio de 1914.

Porque o nome de ponte estaiada?

Estais. O termo ponte estaiada se refere ao tipo de estrutura, que utiliza estais diretamente conectados a um mastro para sustentar as pistas. Neste caso, 144 estais mantêm suspensos dois trechos de 900 metros de comprimento. Há entre doze e 25 cabos de aço em cada estai.

Como surgiram as primeiras pontes?

As primeiras pontes surgiram de forma natural, pela queda de troncos das árvores sobre os rios, criando a possibilidade de passagens à outra margem.

Quando foi construída a ponte de Alcântara?

Construída no ano 106 pelos Romanos, a Ponte de Alcântara tem 194m de comprimento, 8m de largura e 71m de altura. Talvez a mais sólida ponte dos romanos, da qual ainda existem ruínas bem conservadas, é a do Diabo, em Martorell, Espanha, sobre o rio Llobregat, construída em 219 a.C.

Quais são as obras de arte em pontes?

Magníficas “obras de arte” em formas de pontes perduram até os dias de hoje, como a Pons Aelius, (134 a.C), onde teria sido usada pozzolana** hoje conhecida como Ponte Sant Angelo, (com mais de dois mil anos de existência) sobre o Rio Tibre e a Ponte de Alcantara-Toledo, Espanha.

Qual a resistência dos fios de aço?

Na engenharia civil, os cabos que são feitos por fios de aço que, juntos, apresentam grande resistência, tendo uma estrutura com flexibilidade e tração maior do que a presente em barras rígidas de aço estrutural.