Índice
- 1 Porque ocorre a inundação?
- 2 Quando ocorre a inundação?
- 3 Quais são os principais motivos para as recorrentes inundações urbanas no Brasil?
- 4 Por que os problemas como inundação e alagamento são produtos da urbanização?
- 5 Quais são as áreas mais sujeitas a alagamentos e enxurradas?
- 6 Como ocorrem as cheias do rio Solimões?
Porque ocorre a inundação?
As principais causas estão relacionadas à impermeabilização do solo, construções irregulares, deposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso, a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para se infiltrar, escoando com maior rapidez e causando alagamentos….
Quando ocorre a inundação?
As inundações geralmente são causadas por chuvas fortes e prolongadas. Depois de muita chuva, a terra fica encharcada e perde a capacidade de absorver toda a água que cai sobre ela.
Quais são os tipos de inundações?
Existem três tipos de inundação:
- Inundação fluvial: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos;
- Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas;
- Inundação artificial: causada por falhas humanas, como rompimento de barragens, acidentes na operação de comportas etc.
Como ocorrem as cheias?
As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade.
Quais são os principais motivos para as recorrentes inundações urbanas no Brasil?
As inundações devido à urbanização são aquelas causadas pelo desmatamento, intensificando o escoamento superficial, impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial (chuva).
Por que os problemas como inundação e alagamento são produtos da urbanização?
Em quais cidades podem ocorrer alagamento?
Nas grandes cidades, há a construção de ruas, marginais, edifícios, pontes e casas em terrenos inadequados à ocupação humana, próximos aos cursos hídricos, como as várzeas e as planícies de inundação. Quando chove, essas construções são as primeiras a serem atingidas….
Como se formam inundações?
A inundação é o processo que ocorre quando as águas do rio transbordam em função das chuvas e ocupam a área ao lado do rio, que são chamadas de planícies fluviais ou várzeas. A enchente (ou cheia) é o fenômeno em que as águas chegam até o ponto mais alto do rio, mas não transbordam.
Quais são as áreas mais sujeitas a alagamentos e enxurradas?
As áreas urbanas são mais propícias a enchentes porque o solo dessas regiões são impedidos pelo asfalto e outros tipos de pavimentações de absorverem a água e também pela falta de vegetação ou pouca vegetação que contribui com a absorção da água….
Como ocorrem as cheias do rio Solimões?
Com o degelo nos Andes e a estação de chuvas na região Amazônica, ocorre o fenômeno das cheias que atingem os municípios que estão nas margens dos rios Solimões, Amazonas, Tapajós, Negro, Juruá, Purus, Japurá, Madeira, entre outros.
Quando ocorre a cheia no Pantanal?
A enchente ocorre ao longo da estação úmida (outubro a março) e a vazante durante a estação seca (abril a setembro). Durante as enchentes as águas transbordam das calhas dos rios e avançam sobre os campos por meio de canais de drenagem, conectam lagoas, e formam amplas áreas alagadas contínuas no pico da cheia.