Porque o Brasil importa oleo diesel?

Porque o Brasil importa óleo diesel?

Para virar gasolina, diesel ou seja lá o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. E a capacidade de refino do Brasil é menor do que a demanda por derivados do líquido pastoso – principalmente diesel e gasolina. Aí o jeito é importar o que falta. E não é só por conta da falta de capacidade de refino.

Quanto o Brasil importa de diesel?

No último quinquênio (5 anos), de 2017 a 2021, o Brasil transferiu, apenas para refinarias norte-americanas, um total de R$ 122 bilhões, para importar diesel. Esse valor foi convertido pelo câmbio de 21 de outubro de 2021, que foi de R$ 5,668.

Quanto é a produção de petróleo no Brasil?

↑ «Produção de petróleo no Brasil supera 1 bilhão de barris pela 1ª vez em 2019». Poder360. 22 de janeiro de 2020. Consultado em 23 de janeiro de 2020

Por que os Estados Unidos exportam petróleo?

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos exportam uma quantidade substancial do material. Isso porque a maioria das refinarias nos Estados Unidos foi construída quando o país ainda era obrigado a depender muito do petróleo importado, por isso a maioria delas é otimizada para lidar com o material chamado “pesado” do exterior, em vez do “leve” do Texas.

Por que a maioria das refinarias nos Estados Unidos são de petróleo importado?

Isso porque a maioria das refinarias nos Estados Unidos foi construída quando o país ainda era obrigado a depender muito do petróleo importado, por isso a maioria delas é otimizada para lidar com o material chamado “pesado” do exterior, em vez do “leve” do Texas. Um barril de petróleo não é simplesmente um barril de petróleo.

Quais são os estoques de petróleo no Golfo Mexicano?

Em quatro pontos discretos e seguros da costa do Golfo do México, os Estados Unidos guardam uma quantidade de petróleo equivalente a 700 milhões de barris. Esse estoque está enterrado em uma rede de 60 cavernas subterrâneas – é a enorme Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês), criada há 40 anos em uma região de salinas.