Por que rochas magmaticas podem ter a mesma composicao mineralogica mas possuir textura diferente?

Por que rochas magmáticas podem ter a mesma composição mineralógica mas possuir textura diferente?

As rochas ígneas são classificadas, ou agrupadas, com base na sua textura e composição mineral. As várias texturas ígneas resultam dos diferentes padrões de arrefecimento enquanto que a composição mineral de uma rocha ígnea depende dos componentes do magma inicial e do ambiente de cristalização.

O que acontece com as rochas intrusivas?

As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. As rochas extrusivas formam-se na superfície da Terra, a partir da lava que, ao ser expelida, esfria com rapidez, produzindo rochas com granulação fina….

O que é textura e cristal?

Nas rochas magmáticas a textura descreve a cristalinidade da rocha, a dimensão e a forma dos cristais e as relações e arranjos dos seus constituintes. A cristalinidade de uma rocha é dada pela proporção relativa de material cristalizado (cristais) e de material não cristalizado (vidro).

Qual a diferença entre as texturas Faneríticas e Afaníticas?

Fanerítica: constituída integralmente de material cristalino identificável com a vista desarmada. Subfanerítica: constituída apenas parcialmente por material cristalino identificável com a vista desarmada. Afanítica: não contém material cristalino identificável com a vista desarmada.

Como se formam as rochas intrusivas?

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão. A rocha magmática produzida recebe o nome de intrusiva.

O que é a textura fanerítica?

fanerítica. Textura de uma rocha em que os componentes minerais apresentam granulação suficientemente grossa para serem reconhecidos macroscópicamente. O uso do termo fanerítica é aplicável, fundamentalmente, a rochas ígneas de granulação média-fina a grossa, como granitos e gabros plutônicos ou hipabissais.