Índice
- 1 O que pode ocorrer quando a chuva tem um pH muito ácido?
- 2 Como saber se a chuva é ácida ou não?
- 3 Quais os outros ácidos que formam a chuva ácida indique as reações químicas de formação?
- 4 Por que a água da chuva é ligeiramente ácida mesmo em locais não poluídos explique como ocorre o processo da formação da chuva ácida?
O que pode ocorrer quando a chuva tem um pH muito ácido?
Para a chuva ser ácida seu ph tem que ser menor que 5,6. O que faz a chuva atingir este pH é o aumento da concentração de óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos, juntamente com o óxido de carbono, são chamados de óxidos ácidos, por formarem ácidos quando em contato com a água da chuva.
Por que a água da chuva é ligeiramente ácida?
A água da chuva é ligeiramente ácida devido ao dióxido de carbono dissolvido. A chuva ácida resulta da reação de óxidos de enxofre e nitrogênio, ácidos, produzidos na combustão de carvão e petróleo, com água (ver Quadro 11.1). O do ácido carbônico é igual a 6,37.
Como saber se a chuva é ácida ou não?
Normalmente, o pH de uma chuva considerada “normal” é em torno de 5,6. A água corrente possui pH 6,8, e a água pura pH próximo ou igual a 7. Para ser considerada ácida, a chuva deve possui pH inferior a 5,5.
Quais são os óxidos que provocam a chuva ácida?
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Quais os outros ácidos que formam a chuva ácida indique as reações químicas de formação?
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva….
Por que a água da chuva é ligeiramente ácida mesmo em locais não poluídos?
Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada. uma maior quantidade de ácidos vem sendo liberada na atmosfera e nas águas, especialmente o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).
Por que a água da chuva é ligeiramente ácida mesmo em locais não poluídos explique como ocorre o processo da formação da chuva ácida?
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Quais os problemas que a chuva ácida pode provocar?
Prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade em geral, a chuva ácida provoca várias consequências:
- contaminação do lençol freático;
- corrosão da pintura de carros e motos;
- extinção de animais e vegetais;
- surgimento de doenças pulmonares;
- empobrece o solo, causando erosão e destruindo lavouras e plantações;