O que pode acontecer com as rochas ao longo de muito tempo expostas a acao do vento e ou da agua?

O que pode acontecer com as rochas ao longo de muito tempo expostas à ação do vento e ou da água?

A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar. Tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações químicas. A chuva e o vento desintegram as rochas.

Quais são as rochas expostas na superfície terrestre pela atividade vulcânica ou pela movimentação de placas tectônicas?

Há dois tipos principais de rochas ígneas: intrusivas (ou plutônicas) e extrusivas (ou vulcânicas). As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc….

O que acontece com a rocha que sofre intemperismo?

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. O processo de desagregação das rochas provocado pelo intemperismo provoca o surgimento de pequenas partículas de rochas, chamadas de sedimentos.

Quais são os 5 fatores que influenciam no intemperismo?

Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.

O que é necessário para que as rochas sedimentares se transformem em metamórficas?

Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da temperatura e pressão, o que transforma sua composição originando as rochas metamórficas….

Quais fenômenos podem ser provocados pela movimentação das placas tectônicas?

Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões. Nessa área, os terremotos – e, consequentemente, os tsunamis – são frequentes e intensos.

Qual é o tipo de rocha que permite a fossilização?

rochas sedimentares
O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares porque é no processo de união dos sedimentos sob uma determinada pressão (diagênese) que os fósseis, de certa forma, são soterrados e, em alguns casos, preservados parcialmente….

Qual o tipo de rocha é formada pela ação do intemperismo?

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

Qual a principal consequência do intemperismo?

As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.

Qual a importância dos dois tipos principais de intemperismo para a formação do solo?

É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo. Existem dois tipos de intemperismo: Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição.