Índice
O que o solo é formado?
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Quais são as principais características do solo?
Os elementos e as características do solo costumam seguir uma combinação de diferentes características, tais como: o tipo de rocha mãe, idade do solo, transporte de sedimentos advindos de outras áreas, presença de matéria orgânica resultante da decomposição de seres vivos, entre outras.
O que é um solo Intemperizado?
Os solos tropicais altamente intemperizados apresentam teor significativo de colóides com carga elétrica variável. A quantidade de carga permanente apresentada pelo Nitossolo foi até cinco vezes maior se comparada à dos Latossolos, o que pode ser atribuído à diferença na constituição mineralógica.
O que é o solo jovem?
O solo possui idade jovem quando é raso e sem horizonte B porque não houve tempo para sua formação e desenvolvimento (Neossolo Litólico), idade juvenil quando foi formado um horizonte B incipiente diagnóstico (Cambissolo) e idade adulta quando o horizonte B é espesso e muito intemperizado (Latossolo).
Como o solo é formado do que ele é composto?
Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.
Quais são os fatores de formação dos solos?
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.
O que caracteriza o solo de várzea?
Machado et al (1996), ressaltam que os solos de várzea são aqueles encontrados nas planícies adjacentes aos rios e lagos, desenvolvidos sobre sedimentos que se depositaram pelas águas.
Quais os solos mais intemperizados?
Em condições tropicais predominam os solos cauliníticos, lateríticos e ricos em óxidos de ferro, alumínio e titânio caracterizados em sua grande maioria, por serem muito intemperizados e geralmente de fertilidade baixa a muito baixa.
O que é intemperismo e exemplos?
O intemperismo consiste no conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que provoca o desgaste das rochas ao longo do tempo. São esses processos que fazem, por exemplo, que as rochas atingidas pelas ondas do mar transformem-se, gradualmente, nas areias das praias.
Quais as características de um solo jovem?
Já os solos jovens praticamente não possuem horizonte B, pois apresentam o contato do manto de intemperismo com as condições superficiais de atividade orgânica.
Quais as características dos solos jovens?
Solos jovens ou neossolos – são solos rasos, muito pouco desenvolvidos, onde o horizonte A (horizonte mineral com adição de matéria orgânica) assenta-se diretamente sobre a rocha, estando ausentes ou praticamente ausentes os horizontes B e C.