Índice
O que o rio Nilo deposita em suas margens durante o período das cheias?
Um dos exemplos mais clássicos do termo é a várzea do Nilo, cujas regiões ribeirinhas alagam-se, depositando aí o húmus, rico adubo natural que permitia o cultivo com alta fertilidade e a manutenção da civilização egípcia antiga.
Quais os benefícios das enchentes do rio Nilo?
Suas cheias movimentam os nutrientes do rio, trazendo à tona, durante o período de estiagem, grande quantidade de húmus e adubo natural. Por isso, as cidades mais importantes dos países em que há o curso do Nilo estão em suas margens ou em áreas próximas.
Como são as enchentes do rio Nilo e quais seus efeitos?
Elas são causadas, quase sempre, pelo aumento da quantidade de chuva ou pelo derretimento abrupto das neves nas montanhas. No sul da Ásia, os ciclones multiplicam a ação nefasta das enchentes. No Egito antigo, as cheias do Nilo eram comemoradas em alguns anos como uma dádiva dos deuses e, em outros, como um castigo….
Que tipo de fertilizante era depositado nas margens do rio Nilo após as inundações?
Com o retorno das águas ao leito do rio (entre dezembro e maio), ficava armazenado nas margens um precioso fertilizante, o húmus, que permitiu o surgimento de uma agricultura de alta produtividade….
Qual a importância do rio Nilo para população que vive ao longo de suas margens?
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água….
Quais as vantagens das enchentes para a sociedade egípcia?
A agricultura irrigada favorecia o plantio do trigo, cevada, linho, papiro, legumes e frutas. O comércio feito pelo Nilo era intenso, que permitia a ligação entre as terras do Sul e as regiões pantanosas ao norte. As cheias do Nilo causavam benefícios e tragédias….
Qual a importância do rio Nilo para a formação do povo egípcio?
Como funcionava o Nilômetro?
No Antigo Egito, um nilômetro ou nilómetro era um poço de grande largura, provido de uma escada que descia até ao nível do lençol freático para permitir a medição das flutuações do nível da água do rio Nilo. Os nilômetros podem ser vistos ainda hoje ao longo do Nilo.