O que John Locke defendia no iluminismo?

O que John Locke defendia no iluminismo?

John Locke foi um filósofo inglês que defendia a liberdade de expressão, um dos mais importantes filósofos iluministas e fundador do empirismo e do que hoje chamamos de liberalismo.

Qual o papel do estado para os liberais?

O que é um Estado Liberal: O Estado liberal, também chamado de Estado liberal de direito, é voltado para a valorização da autonomia e para proteção dos direitos dos indivíduos, garantindo-lhes a liberdade de fazer o que desejarem desde que isso não viole o direito de outros.

Qual a principal ideia defendida por Voltaire um importante filósofo para o iluminismo?

Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre Igreja e Estado, ou seja, foi um dos primeiros defensores da ideia de Estado Laico.

Qual a principal função do Estado na construção do bem estar?

Cabe, ao Estado de bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação. O Estado de bem-estar social moderno nasceu na década de 1880, na Alemanha, com Otto von Bismarck, como alternativa ao liberalismo económico e ao socialismo.

Qual é o poder político de Locke?

Assim, para Locke, poder político é o direito de criar leis que incluam a pena de morte e, por conseguinte, penas mais leves para a regulamentação e preservação da sociedade e para o emprego da força da comunidade civil na execução das leis, tudo isso em benefício público.

Qual a biografia de Locke?

O fato de Locke estar no navio “não era obra de simples acaso. Locke participou ativamente do processo revolucionário realizado em seu país” (Carlos Estevan Martins e João Paulo Monteiro – autores da consultoria e da biografia de Locke: apud LOCKE, 1999, p. 6).

Qual a obra mais importante de Locke?

No mesmo ano, Locke publicou a primeira de suas importantes obras políticas, a Carta sobre a tolerância. Em 1690 vieram Os dois tratados sobre o governo e, em 1693, Alguns pensamentos sobre a educação. Locke tinha grande satisfação em estar envolvido tanto em política como em filosofia, e foi insolitamente eficiente em ambas.

Como se fundamenta a teoria política de Locke?

Veremos em maiores detalhes mais adiante esta concepção em Locke pois, como afirma Franks (2007, p. 75) a teoria política de Locke se fundamenta “na teoria do direito natural que reivindica sua legitimidade com base numa hipotética condição natural do ser humano”.