O que Hobbes fala sobre o Estado?

O que Hobbes fala sobre o Estado?

Na visão de Hobbes, o estado surge como uma instituição que assegura uma dada restrição à liberdade que cada indivíduo impõe a si mesmo, dentro de uma coletividade, como maneira de cessar o estado de guerra de todos contra todos.

Qual é a concepção de estado de natureza humana para Hobbes?

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

Qual a concepção de Estado em Hobbes?

Até então, a concepção de Estado em Hobbes ainda não havia sido descrita, logo o homem era tido como incapaz, pelo seu único esforço, de desenvolver, em sociedade, as leis da natureza. É um lobo feroz, inconsistente e leviano, que conduz a desorganização.

Qual é a principal obra de Hobbes?

Neste ano, 1651, publica sua principal obra: Leviatã, ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil (em 1640, Hobbes já publicara um escrito em latim conhecido como De Cive, ou Do Cidadão, em termos muito próximos aos do Leviatã, contudo, em linguagem mais formal e acadêmica) Leviatã.

Qual a influência de Galileu no pensamento de Thomas Hobbes?

Com influência decisiva na formação dos ideais de Hobbes, Galileu ainda incentiva o jovem inglês a difundir seus pensamentos. A partir dali, Thomas Hobbes começa a tentar consolidar sua visão quanto ao papel do estado. Para isso, uniu seus ideais filosóficos, preocupações com problemas de natureza político-sociais, ao seu interesse pela geometria.

Como Hobbes aceitava a autoridade bíblica?

Hobbes aceitava a autoridade bíblica baseado em sua revelação direta e milagres, mas como milagres cessaram, restava somente a interpretação dos textos bíblicos como autoritativos. Hobbes, protestante, rejeitava a legitimidade de uma única autoridade como intérprete oficial da vontade divina.