O que foi a Reforma religiosa de Amenofis?

O que foi a Reforma religiosa de Amenófis?

Essa disputa de poder culminou por volta do século XIV a.C., período em que o faraó Amenófis IV realizou uma reforma religiosa que tinha como justificativa maior a limitação dos poderes da classe sacerdotal egípcia. Para que isso fosse possível, Amenófis oficializou o culto monoteísta no Egito.

O que é Aton?

Aton era, na mitologia egípcia, fonte de luz, vida e calor, criador de tudo e todos. O culto atoniano estava associado a um arrojado projeto político e religioso, que pretendia revolucionar os mais diversos aspetos da cultura do Egito Antigo.

O que aconteceu com os hebreus com a expulsão dos hicsos em cerca de 1500 AC?

Depois da expulsão dos hicsos, os hebreus teriam sido punidos pela colaboração com os invasores. Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.C.

Quem era Amenófis IV?

Amenófis era filho de Amenófis III, o nono rei da XVIII dinastia e da rainha Tí. Cresceu no palácio de Malcata, localizado a sul da cidade de Tebas. Amenófis tinha sido criado para ser sacerdote do templo de Heliópolis, cidade do Baixo Egito que era o centro do culto do deus solar Rá.

Qual a origem dos deuses adorados pelos egípcios?

Os mitos que falam sobre os diversos deuses adorados pelos egípcios demonstram a origem de vários dos rituais celebrados por essa antiga civilização. Por meio do relato que conta a morte do deus Osíris, por exemplo, temos a origem que fundamenta o hábito egípcio de mumificar os mortos.

Como os egípcios adoravam os deuses?

Além de politeístas, os egípcios também costumavam homenagear figuras antropozoomórficas, seres híbridos que possuíam o corpo com partes humanas e animais. Os mitos que falam sobre os diversos deuses adorados pelos egípcios demonstram a origem de vários dos rituais celebrados por essa antiga civilização.

Qual a religiosidade dos egípcios?

A crença religiosa dos egípcios era de extrema relevância e influenciava consideravelmente a vida das pessoas. Por serem politeístas, os antigos egípcios acreditavam em vários deuses. Duas características muito importantes da religiosidade dos egípcios eram os conceitos maat e heka.

Por que os egípcios acreditavam em vários deuses?

Por serem politeístas, os antigos egípcios acreditavam em vários deuses. Duas características muito importantes da religiosidade dos egípcios eram os conceitos maat e heka.