O que faz um vulcão ser explosivo?
♦ As explosões ocorrem pela entrada de água na chaminé ou na câmara magmática, que, em virtude das altas temperaturas, vaporiza-se, originando uma grande quantidade de água. Por essa razão, ocorre um aumento da pressão interior, tornando a erupção periodicamente explosiva.
O que é uma erupção explosiva?
– As erupções vulcânicas explosivas expelem lavas viscosas e ácidas, que fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases. Nas erupções muito explosivas ocorre a emissão de piroclastos. Durante este tipo de erupção formam-se domas ou cúpulas, agulhas vulcânicas e nuvens ardentes.
Como acontece um vulcão?
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava. A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração)….
Quais são os tipos de erupção?
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
- as erupções efusivas, caracterizadas pelos derrames de lavas;
- as erupções explosivas, dominadas pelo lançamento violento de materiais no ar.
Como é que um vulcão entra em erupção?
A proporção de rochas, gases e lava que um vulcão emite determina o tipo de erupção. A interacção de águas subterrâneas e magma leva à produção de vapor, que retido debaixo de camadas de rocha se acumula até atingir uma pressão suficientemente elevada para a destruir e libertar-se para a atmosfera.
Quais os tipos de vulcões *?
Tipos de vulcões
- Vulcão-escudo: é capaz de expelir enormes quantidades de material magmático que percorrem longas distâncias, formando uma larga montanha remetente a um escudo.
- Cone de escória: é o mais comum, apresenta menores dimensões, e o magma expelido é de baixa viscosidade.