O que e uma fratura Rocha?

O que é uma fratura Rocha?

Em geologia, uma fractura é uma superfície num volume de rocha onde não se observa deslocamento relativo entre blocos, distinta da falha, que apresenta deslocamento paralelo ao plano da fratura, e da diaclase, onde o deslocamento é perpendicular (afastamento).

O que são fraturas de cisalhamento?

Cisalhamento: deslocamento paralelo à fratura ( direcional ou direcional + rotacional). As fraturas podem ser: Juntas (diaclases): fraturas ao longo das quais não há movimento perceptível dos blocos paralelamente ao plano de fratura. Falhas: fraturas ao longo das quais há movimento perceptível. Juntas assistemáticas.

O que são fraturas Extensionais?

Junta: fratura extensional natural • Veio: fratura preenchida por precipitados minerais ou argila. Dique: fratura preenchida por rochas ígneas ou rochas sedimentares clásticas remobilizadas.

Qual a diferença de clivagem e fratura?

Muitas vezes é difícil distinguir, por simples observação macroscópica, a partição da clivagem. Entende-se por fratura de um mineral a maneira pela qual ele se rompe quando isto não se produz ao longo de superfícies de clivagem ou de partição.

Qual a diferença entre uma falha é uma fratura?

Falhas, fraturas e dobras ocorrem em ROCHAS ÍGNEAS SEDIMENTARES E METAMÓRFICAS . São mais freqüentes em ROCHAS METAMÓRFICAS Page 4 FRATURAS: rachaduras ou vazios nas rochas, onde não há deslocamento entre as camadas ou foliação. FALHAS: existe deslocamento relativo entre camadas (estratos) e foliações.

O que são fraturas de Riedel?

É usada a nomenclatura geral de fraturas em um sistema de cisalhamento (R, R’, P, T e M). R significa fraturas de Riedel; P, fraturas de cisalhamento; T, fraturas extensionais; M, superfície média de rejeito (falha).

O que é clivagem Romboédrica?

Clivagem romboédrica : planos de clivagem paralelos às faces do romboedro. Ao microscópio, a clivagem romboédrica apresenta-se sob a forma de losangos ou figuras reticuladas (em duas direções) com linhas de crescimento paralelas às diagonais, maior e\ou menor das faces externas, conforme mostra a Figura 5.

O que é uma clivagem perfeita?

Perfeita: São planos de clivagem perfeitamente lisos, sem qualquer aspereza, e refletem bem a luz. Exemplos: micas e calcita. Boa: São planos de clivagem também lisos, porém com algumas irregularidades na superfície. Exemplos: feldspatos, piroxênios e anfibólios.

Quais as diferenças entre falha e fraturas ou Diáclase )?

São mais freqüentes em ROCHAS METAMÓRFICAS Page 4 FRATURAS: rachaduras ou vazios nas rochas, onde não há deslocamento entre as camadas ou foliação. Acontece em estado rúptil. FALHAS: existe deslocamento relativo entre camadas (estratos) e foliações. Acontece em estado rúptil.

Qual a diferença de dobras e falhas?

As dobras e as falhas na formação do relevo são provenientes de movimentos ocorridos nas placas litosféricas. No caso das dobras e falhas, são agentes internos ou endógenos, provenientes de movimentos ocorridos nas placas litosféricas.

O que são fraturas O que as diferencia das falhas geológicas?

As falhas geológicas resultam em fraturas nas formas de relevo e são as principais responsáveis pela existência de terremotos em algumas áreas. Uma vez formadas as fraturas geológicas, os blocos derivados tendem a se deslocar em sentidos diferentes, obedecendo à força que gerou essa ruptura. …

O que significa clivagem de um mineral?

Clivagem. Clivagem: Clivagem é uma propriedade vetorial dos minerais, que consiste na sua capacidade de se fragmentar segundo planos paralelos entre si. Em seções delgadas, a clivagem de um mineral se apresenta como linhas finas e retilíneas, nem sempre contínuas, mas sempre paralelas entre si.