Índice
- 1 O que é diferenciação genética?
- 2 O que é a Heterozigosidade?
- 3 Qual é a relação entre Heterozigosidade e diversidade genética?
- 4 Qual a diferença entre Heterozigosidade observada e Heterozigosidade esperada em amostras populacionais?
- 5 Como calcular Heterozigosidade?
- 6 O que é um gargalo genético?
- 7 O que diferencia a seleção natural da deriva genética?
- 8 Porque o tamanho populacional é tão importante para a deriva genética de um exemplo de efeito gargalo é efeito fundador na deriva genética?
O que é diferenciação genética?
Resumo: Diferenciação genética refere-se à distribuição da variabilidade entre e dentro de populações, procedências ou outros tipos de agrupamentos. Seu conhecimento é importante para estabelecer estratégias de coleta, conservação e manejo de germoplasma de qualquer espécie.
O que é a Heterozigosidade?
Heterozigosidade pode ser usado como uma medida da capacidade de uma população de responder a seleção imediatamente após um gargalo de garrafa.
Qual é a relação entre Heterozigosidade e diversidade genética?
A variabilidade genética, que é medida: pela heterozigosidade em polimorfismos na genética molecular ou pela variação da herdabilidade em caracteres quantitativos (LANDE, 1998), é fundamental para possibilitar adaptações através da seleção natural.
Qual a relação do tamanho populacional com a deriva genética?
Apesar de aumentar a diferença entre as populações, a diversidade dentro de cada população é diminuída pelo efeito da deriva genética. O fluxo gênico tende a homogeneizar populações separadas que compartilharão mais variações, retardando o processo de diferenciação populacional e especiação.
Como calcular diversidade genética?
Média do número de alelos (A) ou número efetivo (Ae) por locus é usada para caracterizar a extensão da diversidade genética em uma população.
- Número médio de alelos (A)
- A = Σalelos/NL.
- Número efetivo de alelos (Ae):
- Ae = 1 / Σxi.
Qual a diferença entre Heterozigosidade observada e Heterozigosidade esperada em amostras populacionais?
A heterozigosidade média observada é obtida pela soma dos valores de cada loco dividindo-se pelo número total de locos estudados. Sendo: A heterozigosidade média esperada é obtida pela média aritmética de todos os locos estudados.
Como calcular Heterozigosidade?
A heterozigosidade média observada foi obtida pela soma dos valores de cada loco dividindo- se pelo número total de locos estudados. sendo Pi – a freqüência estimada do iésimo alelo. A heterozigosidade média esperada foi obtida pela média aritmética de todos os locos estudados.
O que é um gargalo genético?
O efeito gargalo é uma redução drástica no tamanho da população. Ocorre quando o tamanho da população é reduzido por pelo menos uma geração. Em consequência do efeito gargalo, a variação genética é reduzida. Esses eventos podem aleatoriamente eliminar muitos membros da população, independentemente de seus genótipos….
Como medir variabilidade genética?
A medida mais comum para a variabilidade de freqüência é a heterozigosidade (H), ou diversidade haplotípica (h) em casos de regiões ligadas ou haplóides. A variabilidade de seqüências pode ser medida pelo número de sítios polimórficos (NP) e pela distância molecular entre seqüência (p).
Como calcular a Heterozigosidade esperada?
O que diferencia a seleção natural da deriva genética?
Tem mais depois da publicidade 😉 No caso da seleção natural, o gene que passa para a próxima geração é aquele que propiciou uma melhor adaptação ao meio. Na deriva genética, o gene que passou para a próxima geração foi aquele que teve mais “sorte”.
Porque o tamanho populacional é tão importante para a deriva genética de um exemplo de efeito gargalo é efeito fundador na deriva genética?
Um gargalo populacional ocorre quando o tamanho de uma população é reduzido por pelo menos uma geração. A deriva genética age mais rapidamente para reduzir a variação genética em populações pequenas, porém passar por um “gargalo” pode reduzir a variação em muito, mesmo se o gargalo não durar por muitas gerações.