Índice
- 1 O que é aterro sanitário para que serve?
- 2 O que é o aterro sanitário?
- 3 O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?
- 4 Como é feito o aterro sanitário?
- 5 Qual a diferença de lixão e aterro sanitário?
- 6 O que são os lixões?
- 7 Qual o melhor aterro sanitário ou aterro controlado?
- 8 Como aterro sanitário funciona?
O que é aterro sanitário para que serve?
Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis….
O que é o aterro sanitário?
O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente.
O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?
Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto. Faz parte da ampla ciência de tratamento de Resíduos Sólidos.
Quais são os tipos de aterros sanitários?
No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.
Como funciona o aterro?
Como funciona um aterro sanitário? A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa manta é recolocada a cada 5 metros de lixo acumulados verticalmente.
Como é feito o aterro sanitário?
- O aterro começa com a escavação de um grande buraco.
- Tratores compactam a terra do fundo do buraco.
- Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.
Qual a diferença de lixão e aterro sanitário?
Ao contrário dos aterros sanitários, os lixões são a forma inadequada de dispor os resíduos sólidos urbanos sobre o solo. Nesses locais, não há nenhuma impermeabilização, sistema de drenagem de lixiviados e gases e cobertura diária do lixo, além de serem, muitas vezes, locais clandestinos….
O que são os lixões?
O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública. Enquanto isso, os aterros sanitários são obras complexas de engenharia que funcionam como local de disposição final dos resíduos sólidos….
O que deve ser feito com o lixo hospitalar é porque?
O lixo é enviado para o tratamento adequado, que pode ser por meio de incineração (queimados em altas temperaturas) ou esterilização em enclaves próprios. Lembre-se de que medicamentos impróprios para uso (grupo B) devem ser devolvidos aos fabricantes….
Quais são as vantagens do aterro controlado?
A grande vantagem do aterro controlado de lixo é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido: sua coleta é levada para cima dos resíduos, o que promove, por exemplo, uma diminuição da sua absorção pela terra.
Qual o melhor aterro sanitário ou aterro controlado?
Diferentemente do aterro sanitário, o aterro controlado não tem o solo impermeabilizado, de forma que não é tão eficiente no controle da poluição. Além do mais, o aterro controlado não conta com sistema de captação de chorume e gases tóxicos. Apesar disso, o aterro controlado é mais vantajoso que um lixão….