Índice
O que causou a Crise dos Mísseis?
A crise começou quando os soviéticos, em resposta à instalação de mísseis nucleares na Turquia, Inglaterra e Itália em 1961 e à invasão de Cuba pelos Estados Unidos no mesmo ano, instalaram mísseis nucleares em Cuba.
O que foi o bloqueio do Muro de Berlim?
Em reação às ações dos países ocidentais na reconstrução da Alemanha, os soviéticos decretaram em 1948 o Bloqueio de Berlim, impedindo o envio de suprimentos à cidade. Após o fim da II Guerra Mundial, a Alemanha encontrava-se ocupada militarmente pelos países que haviam vencido os exércitos de Hitler.
O que foi a Crise dos Mísseis na Guerra Fria?
O episódio chamado de Crise dos Mísseis de 1962 refere-se aos treze dias de impasse entre Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962, devido à instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha caribenha de Cuba.
Qual a relação da charge com a chamada Crise dos Mísseis?
A charge ao lado foi publicada em 1962 e representa a chamada “Crise dos Mísseis” ocorrida entre União Soviética e Estados Unidos naquele mesmo ano. Na ilustração, ambos os países estão representados por seus líderes, respectivamente, Nikita Kruschev e John F. Kennedy.
Qual foi a crise dos mísseis de Cuba?
Crise dos mísseis de Cuba, também conhecido como a Crise de Outubro (em castelhano: Crisis de Octubre), Crise do Caribe (em russo: Карибский кризис) foi um confronto de 13 dias (16–28 outubro de 1962) entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba.
Por que os mísseis foram instalados em Cuba?
Tal tensão foi gerada pelo interesse da URSS em instalar mísseis balísticos nucleares em Cuba. Os mísseis foram instalados em direção aos Estados Unidos, por isso, gerou temor no país norte-americano. Além disso, cada míssil tinha a capacidade de atingir 1.600 km de distância em 13 minutos.
Quando começou a crise dos mísseis?
A Crise dos mísseis teve início de fato quando aviões americanos, do modelo U-2, em sobrevoo de espionagem sobre o território cubano, identificaram, no dia 14 de outubro de 1962, diversas bases para mísseis balísticos nucleares sendo construídas.
Qual a dimensão dos mísseis da ilha cubana?
Segundo o governo Kennedy, os Estados Unidos não poderiam admitir a existência de mísseis nucleares daquela dimensão a escassos 150 quilômetros do seu território. O presidente Kennedy avisou Khruschev de que os EUA não teriam dúvidas em usar armas nucleares contra Cuba, se os soviéticos não desativassem os silos e retirassem os mísseis da ilha.