Índice
- 1 Como tratar hiperplasia fibrosa inflamatória?
- 2 Quais as características clínicas de uma hiperplasia fibrosa inflamatória?
- 3 O que causa fibrose na língua?
- 4 Como pode ser realizado o diagnóstico diferencial do fibroma com a hiperplasia fibrosa?
- 5 Qual o diagnóstico para a lesão que a paciente apresenta no rebordo alveolar superior?
- 6 O que é fibrose na língua?
Como tratar hiperplasia fibrosa inflamatória?
Para o tratamento da hiperplasia, deve-se suspender o uso frequente da prótese para que haja a diminuição da lesão. Em seguida, o paciente deve ser encaminhado para a remoção cirúrgica1,2 e confecção de uma nova prótese, pois, se o paciente continuar utilizando a prótese total antiga, a lesão pode recidivar….
Quais as características clínicas de uma hiperplasia fibrosa inflamatória?
A hiperplasia fibrosa inflamatória é caracterizada por um aumento do volume tecidual, em decorrência de traumas mecânicos crônicos locais, sendo que a grande maioria se deve ao fato dos pacientes apresentarem próteses mal adaptadas.
O que é hiperplasia na língua?
Introdução: A hiperplasia fibrosa inflamatória (HFI) é proliferação de processos inflamatórios não-neoplásicos, que decorrem de traumas físicos e crônicos, porém de baixa intensidade. Tem uma frequência significativa em região de língua, entretanto, seu local de maior ocorrência é em gengiva….
Qual a causa da hiperplasia fibrosa inflamatória ou Epúlide fissurada em pacientes usuários de prótese total?
A hiperplasia fibrosa inflamatória, também denominada de epúlide fissurada, enquadra-se entre as lesões benignas do tecido mole decorrentes de traumas crônicos, geralmente de uma prótese mal adaptada. Essa lesão acomete preferencialmente o sexo feminino, adultos de meia idade ou mais velhos, e usuários de próteses.
O que causa fibrose na língua?
Determinados estímulos traumáticos desencadeiam um processo inflamatório do tecido conjuntivo, dando origem ao fibroma. Morder a língua ou a bochecha durante a mastigação, por exemplo, é um fator de risco para o surgimento desse tipo de fibroma….
Como pode ser realizado o diagnóstico diferencial do fibroma com a hiperplasia fibrosa?
A realização da biópsia é importante para confirmar o diagnóstico de hiperplasia fibrosa inflamatória, visto que essa lesão faz diagnóstico diferencial com lipofibroma, neurofibroma, rabdomioma, leiomioma e tumores de glândulas salivares menores (COUTINHO; SANTOS, 1998) e também com o granuloma piogênico e o fibroma …
Quais são as características da hiperplasia?
A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.
O que é hiperplasia Fibroepitelial?
Assim, a hiperplasia fibroepitelial de Mucosa ou hiperplasia fibrosa inflamatório é uma das estomatites mais decorrentes sobre próteses mal adaptadas….
Qual o diagnóstico para a lesão que a paciente apresenta no rebordo alveolar superior?
O diagnóstico clínico para as lesões em palato duro e rebordo alveolar superior foi de estomatite protética e para as lesões em comissura labial foi de queilite angular.
O que é fibrose na língua?
É um tumor benigno localizado na boca. Ele também pode ser chamado de fibroma traumático, fibroma de irritação, nódulo fibroso ou hiperplasia fibrosa focal. Em suma, a principal queixa dos pacientes nos consultórios médicos e odontológicos diz respeito à presença de uma “carninha” ou “bolinha” na boca….