Índice
Como ocorre o escoamento?
O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
Qual o conceito de escoamento superficial?
“Escoamento superficial ou run-off (R) é o processo pelo qual a água de chuva precipita na superfície da Terra, fluindo por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos.”
O que é processo Hortoniano?
Atualmente, a teoria de escoamento superficial hortoniano refere-se ao processo de escoamento gerado em perfis de solos alterados por ações antrópicas (p. ex.
O que é o escoamento subterrâneo?
escoamento subterrâneo, é o responsável pela alimentação do curso d’água. Denomina-se hidrógrafa ou hidrograma a representação gráfica da vazão que passa por uma seção, ou ponto de controle, em função do tempo.
Quando ocorre o escoamento superficial da água?
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.
Como ocorre o processo de infiltração e escoamento?
Os principais fatores que influem no processo de infiltração no solo são: Depressões – a existência de depressões provoca a retenção da água diminuindo a quantidade de escoamento superficial direto. A água retida infiltra no solo ou evapora. Quanto menor a profundidade do solo, menor será a infiltração.
Para que serve o escoamento superficial?
O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.
O que interfere no escoamento superficial?
Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).
Qual é a lâmina escoada superficialmente?
Qual é a lâmina escoada superficialmente durante um evento de chuva com precipitação total P=70 mm numa bacia do tipo B e com cobertura de floretas? A partir do valor de S obtém-se o valor de Ia= 29,8. Como P > Ia, o escoamento superficial é dado por: Portanto, a chuva de 70 mm provoca um escoamento de 8,5 mm.
O que é escoamento superficial Hortoniano?
Escoamento superficial hortoniano raramente ocorre em superfícies com densa vegetação em regiões úmidas. Abaixo destas condições, a capacidade de infiltração do solo excede a intensidade de precipitação.
O que é escoamento superficial e subterrâneo?
Tipos de Escoamento • Escoamento superficial: representa o fluxo das águas sobre a superfície do solo da bacia hidrográfica e pelos seus múltiplos canais. Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.
Porque ocorre o escoamento superficial?
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. Segundo a teoria de Horton, se forma quando o acúmulo de água supera a capacidade de absorvência do solo.