Como ocorre a lixiviacao do nitrato?

Como ocorre a lixiviação do nitrato?

A lixiviação de nitrato é considerada a principal perda do N disponível às plantas (ERREBHI et al., 1998). Fatores como sistema de preparo do solo, tipo de solo e forma de aplicação dos fertilizantes nitrogenados, podem influenciar tanto o fluxo de água quanto a concentração de nitrato na solução do solo. THOMAS et al.

Como ocorre a perda de N no solo?

O nitrogênio é um elemento muito dinâmico na natureza, onde ocorre em várias formas químicas, com grande variação de estado de oxidação, sofrendo várias transformações no sistema solo. Esse pode ser perdido por volatilização ou, mais comumente reage instantaneamente com o H+ da solução do solo produzindo o NH4+ .

Por que o excesso de nitrato no solo é ruim?

Os nitratos provenientes do solo chegam mais rapidamente aos corpos de água do que o fósforo ou outros nutrientes. Apesar de serem nutrientes essenciais para as plantas, podem, em excesso, causar problemas significativos na água, isto é, juntamente com o fósforo, podem acelerar a eutrofização dos lagos.

O que é perda por volatilização?

A volatilização de amônia (NH3) é a principal perda de nitrogênio (N) responsável pela baixa eficiência da uréia aplicada na superfície do solo. A manutenção da palha sobre a superfície do solo estimulou a perda de N-NH3 no solo arenoso, independentemente da forma de aplicação da uréia ao solo.

Como é o processo de lixiviação?

Como dito anteriormente, a lixiviação do solo é um processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal e causa a diminuição da sua fertilidade natural ao longo do tempo….

Como ocorre o processo de nitrificação?

A nitrificação é um processo de oxidação do amônio (amônia, em termos de substrato) para nitrito e, subsequentemente, para nitrato (NO3 ) realizado por microrganismos quimioautotróficos, que obtêm o C do CO2 e a energia da oxidação química para a síntese de seus constituintes celulares (MOREIRA; SIQUEIRA, 2006)….

Como diminuir a perda de nitrogênio no solo?

Para mitigar esse efeito é recomendada a incorporação dos fertilizantes no solo, manutenção adequada de umidade logo após a aplicação do insumo ou ainda com a escolha de novos alternativas disponíveis no mercado….

Como evitar perda de nitrogênio no solo?

Uma das maneiras mais eficientes para reduzir as perdas de N por volatilização é por meio da incorporação do fertilizante na camada de 0 cm a 5,0 cm durante as coberturas. Fórmulas comerciais contendo amônio e ureia, ou cloreto de potássio e ureia, também reduzem as perdas.

O que pode causar o excesso de nitrato nas águas?

A concentração de nitrato na água potável é medida em termos de nitrogênio. Se sua concentração estiver acima de 10 mg/L, pode provocar a conversão excessiva da hemoglobina do sangue em metahemoglobina que, ao contrário da hemoglobina, é incapaz de transportar oxigênio….

O que o nitrato pode causar?

– consumo excessivo de carnes vermelhas) com alta concentração de nitrato, ao maior risco ou maior incidência de câncer do trato gastrointestinal. – A presença de nitrato na água pode causar ainda hipotensão postural (devido à vasodilatação), dores de cabeça, diarreia e mal-estar….

O que é volatilização no solo?

Volatilização de NH3 é a principal reação que diminui a eficiência de utilização pelas plantas do N proveniente da ureia, quando ela é aplicada sobre a superfície do solo. A fim de minimizar essa perda, produtos têm sido misturados à ureia para inibir temporariamente a ação da urease.

Quais são os fatores que influenciam a volatilização?

Além do manejo, outros fatores também interferem diretamente nas perdas de N através da volatilização, tais como temperatura, umidade, textura do solo e teor de matéria orgânica, interferindo diretamente no aumento ou na diminuição da atividade da enzima uréase, responsável pela degradação da ureia (OKUMURA; MARIANO, ( …