Índice
- 1 Como funciona o fundo de conservação do imóvel?
- 2 O que é FCI no aluguel?
- 3 Como usar o fundo de reserva do condomínio?
- 4 Quem deve pagar o seguro contra incêndio?
- 5 Não é requisito da locação empresarial?
- 6 São requisitos legais exigidos para a renovação de locação de imóvel destinado ao comércio exceto?
Como funciona o fundo de conservação do imóvel?
O Fundo de Conservação do Imóvel, também conhecido pela sua sigla FCI, é uma quantia mensal paga pelo inquilino junto do valor do aluguel. Este valor varia entre 3 e 8% sobre o aluguel….
O que é FCI no aluguel?
Se você já alugou um imóvel antes ou está prestes a alugar o seu primeiro, deve ter ouvido falar do Fundo de Conservação de Imóvel (FCI). Basicamente, ele é formado por uma quantia mensal, inclusa no boleto de aluguel pago pelo inquilino….
Quais os requisitos da locação empresarial exemplifique?
O contrato de locação empresarial pode ser celebrado por prazo determinado ou indeterminado. A locação cessa de pleno direito, findo o prazo estipulado, mas passa a vigorar por prazo indeterminado se o locatário permanecer no imóvel, sem oposição do locador, por mais de 30 dias após o encerramento do prazo.
Quais são as condições para a retomada de imóvel comercial?
I – o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado; Ii – o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos; Iii – o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.
Como usar o fundo de reserva do condomínio?
O uso do fundo de reserva deve sempre ser comunicado aos condôminos em até 30 dias. Idealmente, o síndico deve convocar uma assembleia especificamente para esse fim. Além disso, sempre que houver retiradas do fundo de reserva o valor deve ser reposto….
Quem deve pagar o seguro contra incêndio?
A Lei do Inquilinato, que define os direitos e deveres entre o dono do imóvel e o locatário, regula a questão do seguro de incêndio. Nela, o dever de pagar o seguro é do dono do imóvel, desde que no contrato de locação essa exigência não seja do inquilino….
Como funciona o FCI?
FCI, ou ficha de Conteúdo de Importação é o documento responsável por reunir as informações necessárias para que se possa determinar qual a participação ou percentual de um insumo importado sobre o valor total de uma mercadoria, além de identificar o contribuinte e a mercadoria….
Para que uma locação possa ser considerada empresarial ela tem que satisfazer quais requisitos?
Para que uma locação possa ser considerada empresarial, isto é, para que se submeta ao regime jurídico comercial, sendo protegido pela Ação Renovatória Compulsória, é necessário primeiramente que o locatário (quem locou) deva ser considerado empresário, ou seja, aquele que profissionalmente organiza atividade econômica ……
Não é requisito da locação empresarial?
Ou seja, se o contrato for firmado de forma verbal, ainda que destinado ao desenvolvimento de uma empresa, não será ele considerado como uma locação empresarial, por não estar presente o requisito formal exigido em lei, sendo impossível pleitear a renovação compulsória da locação….
São requisitos legais exigidos para a renovação de locação de imóvel destinado ao comércio exceto?
Requisitos para o direito de ação renovatória
- Ser a locação comercial (com algumas exceções)
- Ser a locação pactuada por contrato escrito.
- A locação deve ser pactuada por prazo determinado.
- Mínimo 5 anos de contrato.
- Mínimo de 3 anos no mesmo ramo empresarial.
Como retomar um imóvel comercial alugado?
A lei estabelece, como requisito, contrato escrito por prazo igual ou superior a trinta meses, e seu objetivo é claro: em troca da estabilidade contratual conferida ao locatário, pelo prazo de dois anos e meio, através de um só ajuste, compensa-se o locador com o direito de retomar o prédio ao fim daquele prazo.
Quando pode ser utilizado o fundo de reserva?
Em que situações ele deverá ser utilizado? O Fundo de Reserva pode ser usado para um atendimento de emergência, para pagamento de fatos não previsíveis, ou para obras emergenciais totalmente não previstas, nem pré-aprovadas em assembleia (Ordinária ou Extraordinária).