Como deve ser realizada a avaliacao do bem penhorado?

Como deve ser realizada a avaliação do bem penhorado?

Após a realização da penhora, o próprio oficial de justiça já deve efetuar a avaliação dos bens, salvo se a avaliação necessitar de conhecimentos específicos em que o juiz deverá nomear avaliador. Uma vez realizada a avaliação, serão ouvidas as partes sobre o laudo elaborado.

O que é um mandado de penhora e avaliação?

Se está escrito no documento: “Mandado de Citação/Penhora/Avaliação” quer dizer que este é o primeiro ato que lhe deu conhecimento de que existe um processo judicial movido contra você na justiça. Se for feito por um Oficial de Justiça, ele poderá voltar para penhorar algum de seus bens.

Quem realiza a avaliação do bem penhorado?

870, Novo CPC, o responsável pela avaliação da penhora no processo de execução será o oficial de justiça. E o dispositivo está, também, em consonância com o art. 154, V, e o art. 829, § 1º, Novo CPC….

O que é avaliação do bem?

Avaliação de um bem é a determinação técnica do seu valor. Os bens materiais podem ser: imóveis urbanos, rurais e industriais, máquinas e equipamentos, cultivo agrícola e semoventes, recursos naturais e ambientais, patrimônio histórico e artístico, objetos de artes, joias e outros objetos.

O que significa valor da avaliação de um bem penhorado?

A avaliação nada mais é do que a estimação pecuniária do bem penhorado. Tem por finalidade tornar conhecido das partes, do juízo e de terceiros o valor do bem. De tal modo, avaliar é estimar o valor do bem para ser adjudicado ou alienado. É um processo burocrático, demorado e custoso.

Quem avalia o bem penhorado e qual é o momento de impugnação da avaliação?

Para que o imóvel penhorado possa ser vendido judicialmente, é necessário que o mesmo seja avaliado pelo oficial de justiça ou, se necessário, por perito, conforme já previsto no CPC/73 (art….

Quanto tempo demora um mandado de penhora?

No primeiro caso, a dívida ainda precisa ser reconhecida e, portanto, até chegar à execução, pode demorar mais, chegando a até três anos. No caso de processos de execução, quando a dívida já foi reconhecida, o tempo deve ser menor, mas ainda pode demorar cerca de um ano.

Como funciona a penhora de bens por dívida?

A penhora é um instrumento judicial que tem como objetivo segurar um bem de um devedor para que o mesmo seja utilizado para pagar a dívida do sujeito que está sendo executado judicialmente pelo valor devido. O bem penhorado, então, será expropriado de seu dono para pagamento da dívida.

Em quais situações é dispensada a avaliação?

Nos termos do artigo 871, NCPC, não se procederá a avaliação quando: (i) uma das partes aceitar a estimativa feita pela outra, exceto se houver dúvida do juiz quanto ao real valor do bem; (ii) se tratar de títulos ou de mercadorias que tenham cotação em bolsa, comprovada por certidão ou publicação no órgão oficial; ( ……

Quem pode requerer adjudicação?

Quem pode requerer a adjudicação? Na execução, o direito à adjudicação também pode ser exercido por outros credores que tenham penhorado o bem, assim como pelo cônjuge, companheiro, ascendentes e descendentes do executado….

O que é avaliação indireta do bem?

Já a avaliação indireta, como o próprio nome remete, é quando o oficial de justiça ou o avaliador, não consegue acesso ao interior do imóvel, seja porque o mesmo está ocupado pelo réu, por inquilino (quando ambos se recusam a autorizar o ingresso no imóvel), ou mesmo inacessível mesmo se vazio, quando não se tem as ……

O que é a avaliação?

O que é Avaliação: Pode ser sinônimo de estimativa ou apreciação. Uma avaliação pode ser a estimativa do valor de alguma coisa ou de algum trabalho. Ainda no contexto de uma organização ou instituição, a avaliação de desempenho é uma apreciação do comportamento de um trabalhador dentro de uma empresa….