Como as novas tendencias da crise do capital interferem no mundo do trabalho?

Como as novas tendências da crise do capital interferem no mundo do trabalho?

A reestruturação do capital complexifica a relação capital-trabalho, intensifica a fragmentação do proletariado e aprimora o controle de sua subjetividade pela burguesia, enfraquecendo sobremaneira os trabalhadores na perspectiva de classe social (Antunes, 1998; Harvey, 1998; Alves, 2000).

Quais documentos legais servem como base para os parâmetros curriculares nacionais dos ensinos fundamental e médio?

É no contexto da Educação Básica que a Lei nº 9.394/96 determina a construção dos currículos, no Ensino Fundamental e Médio, “com uma Base Nacional Comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade.

Como acontece a sobrevivência e reprodução da classe trabalhadora na sociedade capitalista?

Os proprietários da força de trabalho, os trabalhadores, submetem-se, porque dessa maneira integram-se eles próprios no mercado. Só assim podem ter acesso à mercadoria dinheiro – representado neste caso pelo salário – passaporte único às demais mercadorias, o que lhes permite a sobrevivência.

Qual era o papel do funcionalismo público na atuação capitalismo monopolista?

Vale dizer: o Estado funcional ao ca- pitalismo monopolista é, no nível das suas finalidades econômicas, o “comitê executivo” da burguesia monopolista — opera para propiciar o conjunto de condições necessárias à acumulação e à valorização do capital monopolista.

Qual tendência está vinculada as transformações contemporâneas no mundo do trabalho?

Resumo: O mundo do trabalho vem sofrendo profundas transformações nas últimas décadas impulsionadas pelo fenômeno da globalização. Exacerba-se, como jamais visto, a exploração do trabalho pelo capital materializada nas diversas formas de precarização das relações de trabalho.

Qual é o objetivo do chamado capitalismo monopolista?

Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras. Saiba mais sobre as Características do Capitalismo.

Qual a relação entre capitalismo monopolista e Estado?

O capitalismo monopolista de Estado não é senão a submissão absoluta do estado burguês à economia capitalista, e, portanto, aos monopólios, e não o contrário disto. É a interpenetração cada vez mais completa do aparelho do Estado e dos monopólios, enfim, a ditadura dos monopolistas mais poderosos.