Como aconteceu a expansao maritima portuguesa e espanhola?

Como aconteceu a expansão marítima portuguesa e espanhola?

Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.

Quando e como a Espanha se lançou na expansão marítima?

A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

Essa nova realidade fez com que os governos buscassem alternativas para o desenvolvimento da economia. Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados….

O que foi a expansão marítima espanhola?

A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste.

Quando teve início a expansão marítima portuguesa?

1415
Portugal foi o reino pioneiro da expansão marítima, lançando seus primeiros navios ao mar ainda no século XV. A tomada de Ceuta, marco da expansão marítima portuguesa, data de 1415….

Quais são as principais condições favoráveis para Portugal e Espanha Tornarem-se precursores para a navegação exploratória do mundo?

O acúmulo de conhecimento náutico e o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitaram que as Grandes Navegações iniciassem-se no século XV, e os portugueses são considerados os pioneiros nesse processo.

Quais os motivos que levaram Portugal e Espanha a investir na expansão marítima?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Qual era o objetivo da expansão marítima portuguesa?

O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.

Quais fatores levaram a expansão marítima europeia dos séculos?

Os principais fatores da expansão marítima dos séculos XV e XVI e seu contexto histórico. Resposta: – Busca por mercadores consumidores para os produtos manufaturados europeus (principalmente de Portugal e Espanha). – Procura por riquezas (metais preciosos como ouro e prata) para cunhagem de moedas.

Quais foram as principais conquistas da expansão marítima espanhola?

– Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas. – Em 1500, o conquistador espanhol Diogo Velasquez conquista a ilha de Cuba. – 1511: o conquistador e navegador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar conquista a ilha de Cuba.

O que foi a rivalidade ibérica?

– No período da União Ibérica, se fortaleceu um nacionalismo português e, de lá para cá, houve, sim, um período de tensão e constrangimento entre os os dois povos. Até o século XIX, existiu uma certa resistência dos portugueses quanto aos espanhóis, e isso se manifesta ainda….