Como a chuva afeta o intemperismo?

Como a chuva afeta o intemperismo?

Nos locais de maior declive, o contato das rochas com a água das chuvas é menor, o que prejudica as reações químicas responsáveis pela fragmentação do solo. Já nas regiões mais baixas e côncavas, o acúmulo de água é maior, favorecendo o intemperismo das rochas.

Qual o tipo de intemperismo que predomina nas regiões de climas mais secos?

Intemperismo físico A variação de temperatura produzida pela insolação durante o dia e pelo resfriamento noturno desempenha papel importante na desintegração das rochas, principalmente em regiões áridas ou semi-áridas.

O que é manto de alteração?

Na área estudada, o manto de alteração é caracterizado, superficialmente, por zonas úmidas (exsudações) alternadas com zonas secas. A descrição dos perfis do manto de alteração foi feita nos setores de maior exposição, em cortes de estradas.

Quais os impactos que o intemperismo pode causar na construção civil?

O intemperismo caracteriza o processo de degradação de estruturas rochosas. Ele pode oferecer verdadeiros riscos para as construções e deve ser considerado no planejamento de qualquer obra. É fundamental, na hora de optar por produtos para a sua edificação, pensar na resistência ao intemperismo….

Porque é que o clima influencia no intemperismo?

O clima é o fator que mais influencia o intemperismo, principalmente a precipitação pluviométrica (chuvas) e as variações de temperatura. São elas as principais responsáveis pela natureza e velocidade das reações químicas que ocorrem na formação do solo….

Onde o intemperismo químico é mais intenso?

Intemperismo químico A água é o seu principal agente, pois penetra por capilaridade nas rochas e reage com os componentes da estrutura mineral. Por isso, afirma-se que as regiões sujeitas a grande pluviosidade estão mais expostas ao intemperismo químico, como é o caso das regiões tropicais do planeta.

O que é a Alterita?

Os produtos do intemperismo, que são a rocha alterada (também chamada de alterita ou saprolito) e o solo, estão sujeitos aos outros processos do ciclo supérgeno – erosão, transporte e sedimentação – os quais acabam levando à denudação continental, com o conseqüente aplainamento do relevo.

O que é manto de intemperismo?

Regolito (do grego rhêgos = cobertor + litos = pedra) ou manto de intemperismo é uma camada solta de material heterogêneo e superficial que cobre uma rocha sólida. Trata-se, portanto, de material não consolidado, residual ou transportado, que recobre a rocha fresca.