Índice
Como se formam os raios X?
Raios X podem ser produzidos quando elétrons são acelerados em direção a um alvo metálico. O choque do feixe de elétrons (que saem do catodo com energia de dezenas de KeV) com o anodo (alvo) produz dois tipos de raios X. O outro tipo é o raio X característico do material do anodo.
Como os raios X são utilizados?
Os raios X são um tipo de radiação de alta energia, com capacidade de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade. Ele é absorvido pelas partes mais densas do corpo, como os ossos e os dentes. Em razão dessa característica, o principal uso dos raios X é em radiografias para diagnóstico médico.
Qual é o efeito por trás da radiografia?
O feixe de raios X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico e Compton.
Qual o tipo de radiação da tomografia?
raios X
O princípio básico da tomografia computadorizada é o uso dos raios X, assim como as radiografias. Porém, enquanto a radiografia obtém apenas uma imagem da região do corpo a ser estudada, a tomografia pode fazer cerca de 600 cortes ou fatias.
Como são utilizados os raios X?
Hoje o raio X possui vasto campo de aplicação, pois são utilizados, por exemplo, no tratamento de câncer, na pesquisa sobre a estrutura cristalina dos sólidos, na indústria e em muitos outros campos da ciência e da tecnologia. Os raios X propagam-se com a velocidade da luz e, como qualquer outra onda eletromagnética,
Quando foram descobertos os raios X?
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen realizava experimentos com os raios catódicos.
Por que os raios X não são seguros?
Algumas pessoas temem que os raios X não sejam seguros porque a exposição à radiação pode causar mutações celulares que podem levar ao câncer. A quantidade de radiação a que você está exposto durante um raio X depende do tecido ou órgão que está sendo examinado.
Quais são os raios X de baixas energias?
Os raios X de baixas energias são absorvidos no metal do ânodo e, depois, na ampola de vidro. Posteriormente, a filtragem também reduz a quantidade de raios X de baixas energias que não iriam conseguir atravessar o corpo para formar a imagem e apenas aumentariam a dose no paciente.