Índice
- 1 Qual o passo-a-passo da busca de patentes?
- 2 Quais são as informações sobre a patente?
- 3 Como consultar as patentes europeias?
- 4 Qual a diferença entre marca e patente?
- 5 Quais são as bases de patentes?
- 6 Quais são as bases de dados de patentes?
- 7 Como funciona a consulta de marcas e patentes no Brasil?
- 8 Será que a patente ou o modelo de utilidade são concedidos?
- 9 Por que passar pelo processo de patente?
- 10 Quais são as informações de registro de patentes?
- 11 Como é possível ter acesso à base de patentes?
Qual o passo-a-passo da busca de patentes?
O passo-a-passo da busca de patentes é direcionado para quatro bases gratuitas disponíveis na internet: Módulo 1: INPI– busca em patentes depositadas no Brasil Módulo 2: Latipat– busca em patentes da América Latina e Espanha Módulo 3: Espacenet – busca internacional no Escritório Europeu de patentes
Quais são as informações sobre a patente?
As informações sobre patentes podem ser procuradas por meio dos nomes dos inventores ou dos titulares, por suas instituições, pelo número da patente, código de classificação ou por palavras-chaves que constem de seus títulos e resumos. Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI): www.inpi.gov.br
Como consultar as patentes europeias?
NOTA: No que respeita a patentes europeias, recomenda-se também a consulta da base de dados Espacenet que contém informação completa e permanentemente atualizada.
Como recorrer a uma patente?
O pedido de uma patente não tem uma decisão automática e passa, regra geral, pelas seguintes fases: Prazo para recorrer da decisão (2 meses). Pode recorrer para o Tribunal da Propriedade Intelectual ou para o centro de arbitragem ARBITRARE.
Qual a classificação do documento de patente?
Por exemplo, o documento de patente exemplificado anteriormente está classificado em A47C 13/00, que representa “cadeiras, tamboretes ou bancos conversíveis”: Para visualizar o significado da classificação, passe o cursor sobre os caracteres em verde ao lado de “Classificação”.
Qual a diferença entre marca e patente?
A marca seria o registro legal do nome, visual e slogan de um produto. Já a patente é um pouco mais conceitual e abstrata, pois protege a ideia como um todo. Uma marca registrada impede que outras pessoas utilizem sua identidade enquanto empresa, a patente não permite que uma ideia seja replicada sem uma autorização prévia.
Quais são as bases de patentes?
Estes documentos, nacionais e estrangeiros, são disponibilizados em bases de patentes que podem ser acessadas pela internet. A busca nessas bases é muito importante na fase inicial de desenvolvimento de um produto e/ou processo, para evitar gastos desnecessários de tempo e recursos.
Quais são as bases de dados de patentes?
As bases de dados de patentes oferecem acesso on-line a milhões de documentos, sendo que a base européia (Espacenet) oferece também acesso a patentes de alguns países não europeus. Os resumos são claros, concisos e contêm indexação por palavras-chaves, o que assegura busca rápida e precisa.
Qual a validade de uma patente de uso?
Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito. • Patente de Modelo de Utilidade (MU): Objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
Será que o pedido de patente será depositado pela internet?
O pedido de patente deverá ser depositado, exclusivamente, pela internet, através da plataforma online e-Patentes. Os protocolos de documentação entregue em papel (na recepção do INPI ou encaminhados por via postal) estão suspensos pela Resolução INPI nº 251, de 02 de outubro de 2019.
Como funciona a consulta de marcas e patentes no Brasil?
Como Funciona Consulta Registro de Marcas e Patentes no Brasil? Toda consulta de registro de marcas e patentes em território nacional são realizados por meio do site do INPI, órgão do governo responsável por conceder ou negar os pedidos de marca. Posso Fazer a Consulta a Registro Internacional de Marca?
Será que a patente ou o modelo de utilidade são concedidos?
Se a patente ou o modelo de utilidade forem concedidos, passa o seu titular a deter um exclusivo que lhe confere o direito de impedir que terceiros, sem o seu consentimento, fabriquem o objeto da patente, apliquem os meios ou processos protegidos, ou importem ou explorem os produtos ou processos protegidos sem a devida autorização.
Por que passar pelo processo de patente?
Se você não puder determinar a viabilidade do mercado para sua invenção, passar pelo processo de patente pode ser um empreendimento caro e demorado que produz pouco ou nenhum benefício financeiro. Obter proteção de patente é importante se você planeja capitalizar e lucrar com sua invenção.
Como é vantajoso buscar uma patente para uma invenção?
Vale a pena notar que nem sempre é vantajoso buscar uma patente para uma invenção. Somente invenções com grande valor financeiro potencial devem ser patenteadas.
Qual a primeira coisa a considerar para registrar uma patente?
Se você decidir registrar uma patente, a primeira coisa a considerar é o tipo de patente necessária.
Quais são as informações de registro de patentes?
As informações podem ser pesquisadas inserindo palavras-chave, nomes de candidatos, classificação internacional de patentes e muitos outros critérios de pesquisa em vários idiomas. O United States Patent and Trademark Office é o escritório americano de registro de Marcas e Patentes. Possui uma das mais completas bases, com busca altamente refinada.
Como é possível ter acesso à base de patentes?
No site é possível ter acesso à base de Patentes, Registros de Software, Topografia de circuitos integrados, Indicação geográfica, Marcas e Desenhos Industriais com depósito realizado no Brasil.