Quais são os problemas sociais e urbanos enfrentados pela população da América Latina devido à intensa e acelerada urbanização nas últimas décadas?
(Ufac) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, como: I – O êxodo rural é uma das causas da urbanização acelerada, que acarreta, entre outros problemas, o aumento do desemprego e o crescimento do setor informal das cidades nos países de industrialização tardia.
Qual a consequência do aumento da taxa de urbanização?
II – O crescimento da taxa de urbanização implica uma acentuada melhoria nas condições de vida da população dos países subdesenvolvidos. III – O aumento das favelas, dos loteamentos clandestinos e da população sem-teto pode ser apontado como consequência do êxodo rural e da crescente urbanização.
Qual o efeito da urbanização sobre o ambiente?
A urbanização tem um efeito adverso sobre o ambiente, com a má qualidade do ar no topo da lista de prós e contras da urbanização. A qualidade do ar nas vilas e cidades está abaixo das normas devido a isso: Escape dos veículos. Fumo proveniente de fogos domésticos. Saídas das chaminés de fábrica.
Quando começará o processo de urbanização?
Nessa época, as cidades já possuíam certa importância política, econômica e social, porém, só será a partir do século XVIII que o processo de urbanização terá início. O processo de urbanização está diretamente relacionado ao aumento da população urbana em relação à população rural.
Qual o resultado imediato da urbanização?
Portanto, à medida que as populações se deslocam para áreas mais desenvolvidas (cidades e vilas), o resultado imediato é a urbanização. Isto contribui normalmente para o desenvolvimento de terrenos para utilização em propriedades comerciais, instituições de apoio social e económico, transportes e edifícios residenciais.