Quais os nomes dos Governadores Gerais do Brasil colonial?
Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572.
O que era o regimento real?
O Regimento do Governador-Geral ou Regimento de 17 de dezembro de 1548 foi criado por Dom João III e trazido ao Brasil por Tomé de Sousa, então Governador-Geral do Brasil com o princípio de nortear a administração colonial do Brasil pelo Reino de Portugal.
Quem foi os outros governadores e o que realizaram em seu governo?
Os governadores-gerais eram escolhidos diretamente pelo rei de Portugal. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa (que governou de 1549 a 1553), Duarte da Costa (1553-1558) e Mem de Sá (1558-1572).
O que o Regimento criou e com que finalidade?
Para instruí-lo em sua missão, o rei fez redigir um regimento que, por estabelecer as normas jurídicas a vigorar na Colônia, pode ser considerado uma espécie de primeira Constituição do Brasil. O documento também aborda questões religiosas, pois com Tomé de Sousa embarcaram os primeiros jesuítas para o Brasil.
Quais são os deveres dos donatários?
Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.
Qual a origem do colonialismo?
O colonialismo consiste num sistema bipolar: o pólo colonizador (a Metrópole) e o pólo colonizado (a Colônia). As origens, as estruturas econômicas, sociais, políticas e ideológicas e o significado das formações coloniais são condicionados pelos interesses e ações de suas Metrópoles.
Como iniciar a história de uma colônia?
A importância metodológica desse conceito é que nunca podemos iniciar o estudo da história de uma colônia a partir dela própria, pois, em primeiro lugar, faz-se necessária a compreensão das razões pelas quais certas nações precisaram colonizar áreas periféricas.
Quais são as revoltas do período colonial?
As revoltas ocorridas no Período Colonial costumam ser divididas didaticamente em Nativistas e Separatistas. Foram movimentos de protesto contra o excesso de exploração por parte de Portugal, bem como, conflitos internos entre grupos rivais, mas sem qualquer pretensão de independência.