Por que o sol não se mexe?
Por ser formado basicamente por uma gigante massa de gases, o Sol não consegue ter uma rotação uniforme, como acontece com os planetas sólidos, por exemplo. Assim, o movimento tem duração diferente em cada uma de suas partes. No equador, a velocidade é mais rápida e a volta leva cerca de 24 dias para ser completada.
O que mantém o sol parado?
Simples! O Sol se move, mesmo no contexto do sistema solar. A gravidade dos planetas (principalmente Júpiter) puxa o Sol para fora de posição em relação ao centro de gravidade do sistema solar. Esta entrada da Wikipedia explica com muito mais detalhes e também explica que o centro de gravidade comum fica fora do sol.
Como surge o pôr do Sol?
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial. O pôr do sol é, normalmente, mais brilhante do que o nascer do sol, pois a matiz de vermelho e laranja (arrebol) são mais vibrantes.
Qual a duração do pôr do Sol?
A duração do pôr do sol varia com relação ao período do ano e com a latitude da região na qual o evento esta sendo observado. Mudanças na duração são geralmente ocasionadas pela inclinação e pelo movimento do planeta em sua órbita.
Como se movimenta o Sol nos equinócios?
Nos equinócios (início da primavera e do outono), o sol está em uma posição perpendicular (90º) à Linha do Equador. Conforme chegamos próximos aos solstícios, o sol movimenta-se em direção aos paralelos 23’27ºN e 23’27ºS, os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, respectivamente.
Por que o pôr do Sol é mais brilhante?
O pôr do sol é, normalmente, mais brilhante do que o nascer do sol, pois a matiz de vermelho e laranja (arrebol) são mais vibrantes. A atmosfera responde de diversas formas à exposição da luz solar.