Por que existiam os vitrais na arte medieval?

Por que existiam os vitrais na arte medieval?

Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas …

Como funciona a arte vitral?

Vitrais são como mosaicos coloridos e resplandecentes que quando atravessados pela luz, conferem uma aura celestial aos lugares onde se encontram. Nas igrejas, além de decorar o ambiente, os vitrais, com suas imagens bíblicas acumulavam diversas funções. …

Qual foi a importância dos vitrais nas igrejas Goticas?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

Por que os vitrais são produzidos?

Atualmente, os vitrais são produzidos mais pelo seu valor artístico, como item de decoração, do que pela simbologia que possuem, apesar de alguns artesãos ainda buscarem os métodos originais de produção. Abaixo, deixamos para você um especial que conta um pouco da história dos vitrais encontrados na cidade de São Paulo.

Quais são os exemplos de vitrais contemporâneos?

Muito frequentes são os exemplos desses vitrais contemporâneos em países do norte, principalmente na Alemanha, onde muitas obras-primas medievais foram destruídas durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Vitral contemporâneo na Catedral de Aachen, Alemanha. Vitral contemporâneo na Catedral de Colônia, Alemanha.

Qual a origem do vidro na Idade Média?

Fabricação dos vitrais na Idade Média O uso do vidro tem longa data na história do homem. Já na Antiguidade, os egípcios e romanos empregavam técnicas que exigiam o cozimento de areia e óxidos a uma elevada temperatura.

Por que os vitrais aparecem nas igrejas?

Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.