Índice
- 1 O que é o processo de germinação?
- 2 Quais os fatores que influenciam no processo de germinação?
- 3 Quais as fases de desenvolvimento da semente?
- 4 O que é a germinação Qual o papel da água nesse processo?
- 5 Quais fatores influenciam a dormência de sementes?
- 6 Quais fatores podem induzir a dormência?
- 7 Quais as etapas do feijão?
- 8 O que ocorre em cada uma das fases da germinação?
O que é o processo de germinação?
A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da sequência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.
Quais os fatores que influenciam no processo de germinação?
Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.
Como ocorre o processo de germinação do feijão?
A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes (como ocorre em cerca de 90% das plantas). Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias. Cerca de 24 horas depois disso, surge a primeira folha….
Quais as fases de desenvolvimento da semente?
As sementes são formadas a partir da fecundação pela união dos gametas. O tubo polínico atravessa o estilete e realiza a fecundação quando uma das células espermáticas do grão de pólen passa pelo tubo polínico e funde-se ao núcleo da oosfera, formando o embrião da semente.
O que é a germinação Qual o papel da água nesse processo?
Durante esse processo, a absorção de água tem como principais funções promover o amolecimento do tegumento da semente, o aumento do embrião e dos tecidos de reserva, favorecendo a ruptura do tegumento, a difusão gasosa e a emergência da raiz primária.
Qual é a fase de indução do crescimento?
Indução do crescimento: nessa fase a absorção de água é reduzida, surgem novos tecidos e ocorre a ativação do metabolismo. Crescimento do eixo embrionário: nessa fase acontece a ruptura do tegumento, que é a expansão celular.
Quais fatores influenciam a dormência de sementes?
Muitos são os fatores que causam a dormência como a ação do tegumento, imaturidade do embrião e inibidores químicos. Já a quebra da dormência e conseqüentemente a germinação, podem ocorrer devido à ação da luz, temperaturas, disponibilidade de água e oxigênio entre outros….
Quais fatores podem induzir a dormência?
Fatores responsáveis pela dormência fisiológica, como a sensibilidade a reguladores químicos e o fotoequilíbrio do fitocromo, devem estar localizados exclusivamente no embrião. Entretanto, também são considerados responsáveis pela dormência fisiológica fatores relacionados aos tecidos extra-embrionários.
Quais são as fases do feijão?
Estádios vegetativos na escala fenológica do feijoeiro
- V0 – Germinação.
- V1 – Emergência.
- V2 – Folhas Primárias.
- V3 – Primeira folha composta aberta.
- V4 – Terceira folha composta aberta.
- R5 – Pré-floração.
- R6 – Floração.
- R7 – Formação das vagens.
Quais as etapas do feijão?
REPRODUTIVO
- R5. Pré-florescimento. Primeiros botões florais visíveis.
- R6. Florescimento. Ocorre quando a planta apresenta 50% das flores abertas.
- R7. Frutificação. Após a fecundação da flor, nota-se o murchamento das pétalas e o desenvolvimento do fruto do tipo vagem (canivete).
- R8. Granação.
- R9. Maturação.
O que ocorre em cada uma das fases da germinação?
Fases da germinação das sementes A absorção da água faz com que as sementes comecem a estourar, ativando as enzimas e aumentando a respiração das células vegetais, que se duplicam. 2. Indução do crescimento: nessa fase a absorção de água é reduzida, surgem novos tecidos e ocorre a ativação do metabolismo.
Como ocorre o processo de formação do tegumento?
É o tegumento externo da semente, quando o óvulo tem originalmente dois integumentos (primina e secundina). O têrmo só pode ser usado como sinônimo de tegumento quando a semente apresenta uma única camada (tégmen ausente) e portanto se originou da primina do óvulo.